Home > Notícias

Nokia mudará smartphones para competir com iPhone e Android

Melhorias na interface e na operação do Symbian visam torná-lo mais competitivo; novo sistema chega em 2011

IDG News Service/Estocolmo

15/01/2010 às 18h18

Foto:

A Nokia divulgou na sexta-feira (15/1) sua proposta para interface de usuário no Symbian^4, com o objetivo de desenvolver uma interface capaz de competir com a do iPhone e a do Android, do Google.

A proposta foi apresentada à Fundação Symbian e será agora submetida à avaliação, de acordo com nota publicada em blog oficial.

O Symbian^4 - que estreará em smartphones no começo de 2011, de acordo com o blog para desenvolvedores - terá uma nova interface com o usuário, afirma a Symbian Foundation.

As melhorias incluem uma redução das intervenções do usuário, um recurso de autossalvamento (para reduzir o uso do comando Save), uma aparência única para todas as aplicações e um novo layout, segundo a proposta da Nokia.

A interface vai oferecer quatro visualizações principais: contatos, música, fotos e aplicações. Os usuários serão capazes de criar atalhos na tela principal para acessar itens de conteúdo ou coleções, escreveu a Nokia.

Os menus baseados em contexto serão acessados por meio de um pressionar longo de tecla, o que vai oferecer acesso mais rápido a comandos comuns.

Precisa melhorar
O CEO da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, admitiu abertamente que a interface de usuário do Symbian precisa melhorar e está convencido de que sua empresa e a comunidade Symbian estão prontos para a tarefa. No fim do ano que vem a interface não será mais problema, disse Kallasvuo em um evento interno da empresa, em dezembro.

Antes da chegada do Symbian^4, a Symbian Foundation vai lançar as versões 2 e 3, que também terão melhorias na interface.

O Symbian^2, que é a primeira versão aberta da plataforma Symbian, terá, por exemplo, uma tela principal personalizável.

Já o Symbian^3 vai usar toques simples em sua interface baseada em toque - não será mais preciso um toque para selecionar e outro para disparar a ação - e terá suporte a gestos multitoque, de acordo com o site para desenvolvedores.

Os smartphones baseados nas versões 2 e 3 serão lançados ao longo de 2010, de acordo com os planos divulgado pela Symbian Foundation.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail