Home > Notícias

Nokia perde a liderança no mercado mundial de celulares

Fabricante finlandesa será superada pela Samsung, que responderá por quase um em cada três celulares despachados no mundo este ano

Martyn Williams, IDG News Service (San Francisco)

18/12/2012 às 16h22

Foto:

A Samsung está prestes a se tornar a maior fabricante de celular no mundo este ano - superando a Nokia, que deteve o título por 14 anos consecutivos. A empresa sul-coreana vai terminar o ano com uma fatia de 29% das entregas (envio para distribuidores) globais, acima dos 24% de 2011, segundo dados da consultoria IHS divulgados nesta terça (18).

A Nokia, que teve participação de 30% em 2011, viu sua fatia cair para 24% este ano, disse o relatório da consultoria.

graphnk

Fonte: IHS iSupply

A mudança sinaliza algo muito maior do que uma rivalidade entre duas empresas: a adoção em massa de smartphones no lugar de aparelhos mais básicos.

Os smartphones responderam por 47% de todas as entregas de celulares em 2012, acima dos 35% de 2011, disse a consultoria. A tendência deve continuar em 2013, quando eles serão mais da metade (56%) de todos os embarques pela primeira vez. 

O mercado de smartphones tem tido um forte crescimento desde a chegada do iPhone, e concorrentes, liderados pela Samsung, começaram a avançar sobre as marcas tradicionais como Motorola e Nokia. Enquanto a Apple conseguiu dominar o mercado nos primeiros anos, a empresa coreana vem acelerando forte, graças a grandes melhorias no sistema operacional Android e a um amplo leque de telefones para todos os bolsos.

Juntas, Samsung e Apple representaram pouco menos da metade do mercado de smartphones. Seus concorrentes mais próximos foram a Nokia, HTC e RIM, cada um 5%, disse a IHS.

Windows Phone

Se a Nokia conseguirá ou não retomar seu posto depende, em grande parte, do sucesso do Windows Phone 8. Há alguns anos, a companhia escolheu não embarcar no Android, e apostou em um sistema próprio, o Symbian -- uma estratégia que falhou e significou uma largada atrasada no início da corrida nos smartphones. Agora, a empresa finlandesa está aliada com a Microsoft e é peça fundamental no Windows Phone.

No geral, a IHS disse que o mercado global de celulares teve entregas de 1,4 bilhão de aparelhos em 2012, aumento de apenas 1% sobre 2011. Nos smartphones, o salto foi  de 483 milhões a 654 milhões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail