Home > Notícias

Nokia x Apple: empresa de Steve Jobs é acusada de infringir 7 patentes

Fabricante, que teve seu primeiro processo negado, ataca a empresa do iPhone nos EUA, Holanda, Alemanha e Reino Unido

IDG News Service

29/03/2011 às 19h20

Foto:

A Nokia apresentou novas queixas contra a Apple na Comissão de Comércio dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) e na corte de Delaware, nos EUA, informou a própria empresa nesta terça-feira (29/03). Ela acusa a companhia de Steve Jobs de ter usado algumas de suas tecnologias sem a devida autorização.

Na última sexta-feira (25/03), a Comissão negou que a empresa da maçã desrespeitara a propriedade intelectual da Nokia, como esta havia sugerido. A fabricante finlandesa, porém, discordou da decisão e, além de pedir mais detalhes a respeito da decisão, entrou com mais um processo. Agora são sete as patentes supostamente violaas – todas diferentes das cinco anteriores – referentes à multitarefa, sincronização de dados, qualidade de ligação e uso de Bluetooth.

A Nokia também move ações contra a Apple nos tribunais da Alemanha, Holanda e Reino Unido – algumas das quais terão seus resultados divulgados nos próximos meses.

Guerra de patentes
As duas gigantes têm se enfrentado nos tribunais desde de outubro de 2009, quando a Nokia acusou a Apple de usar algumas de suas patentes no iPhone. Nos anos seguintes, novos processos, vindos de ambos os lados, apareceram.

As acusações se tornaram comuns no mercado de dispositivos móveis. No começo do mês, a Microsoft atacou a Barnes & Noble – rede de livrarias americana – pois seu tablet Nook teria desrespeitado suas patentes. Já na sexta-feira passada, o ITC resolveu rever a decisão em que dissera que Apple e RIM, fabricante do BlackBerry, não haviam infringido propriedade intelectual da Kodak.

O valor das ações aumenta na mesma proporção que as vendas de tablets e smartphones. Se a acusação da Kodak, por exemplo, for aceita, ela receberá cerca de 1 bilhão de dólares das rivais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail