Home > Notícias

Nortel abandona WiMax e descontinua produtos com a tecnologia

Distribuidores no Brasil ainda não se pronunciaram sobre qual o impacto da medida para integradores e revendas locais.

IDG News Service*

11/06/2008 às 11h23

Foto:

A Nortel anunciou que vai focar seus esforços no desenvolvimento do LTE (Long Term Evolution), a nova geração da telefonia móvel, em detrimento do WiMax. Com isso, a fabricante confirmou que vai descontinuar a comercialização dos produtos WiMax. No processo, os atuais clientes migração para a Alvarion e devem ganhar uma bonificação.

Procurados pela equipe da Channel World Brasil, os dois distribuidores oficiais das linhas WiMax da Nortel, a Anixter e a Westcon, não se pronunciaram sobre o impacto dessa mudança para os canais que já atuam com os produtos descontinuados.

De acordo com Gerry Collins, diretor de wireless para Europa, Oriente Médio e África da Companhia, o desenvolvimento do LTE foi acelerado, ao mesmo tempo em que o WiMax não evoluiu na velocidade que a empresa esperava.

Collins ainda afirmou que, analisando seu portfólio, a empresa considerou que não tinha ofertas em nenhuma das tecnologias. Por esse motivo, em vez de investir nas duas, foi decidido concentrar a maior parte dos gastos com pesquisa e desenvolvimento no LTE.

A Nortel sofreu com a diminuição do crescimento no setor de Telecom e não foi capaz de investir recursos suficientes para se manter competitiva nas duas áreas, explicou Richard Webb, diretor de análises da consultoria Infonetics.

Por outro lado, a empresa não pretende virar as costas para o WiMax completamente. Por esse motivo, a companhia fez um acordo com a Alvarion para integrar seus produtos de rede e backhaul com as tecnologias de acesso por rádio da fornecedora israelense.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail