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Nosso tablet foi engolido pelo iPad, diz vice da Cisco

Segundo executivo sênior da empresa, dispositivo corporativo que custa US$750 perdeu espaço para o tablet da Apple, que está cada vez mais presente nas companhias

Tony Bradley, PCWorld/USA

27/05/2012 às 18h52

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A Cisco desistiu de seu tablet Cius. Apesar de o dispositivo nunca ter sido colocado frente a frente com os consumidores finais, ele é última vítima da dominação do iPad.

Você provavelmente está se perguntando “a Cisco tem um tablet?”. Além do lançamento e da comoção quando a empresa anunciou o tablet, ele não foi, de fato, o centro das atenções. Isso porque, a Cisco o ofereceu somente para clientes corporativos por meio de parceiros. 

O dispositivo, com tela de 7 polegadas e sistema operacional Android, não podia ser comprado em uma loja de varejo. E mesmo se pudesse, o preço de 750 dólares provavelmente o convenceria a comprar um iPad ou considerar qualquer uma das alternativas de tablets Android que oferecem mais recursos e desempenhos. 

Assim, se o Cius era oferecido por meio de canais e não estava posicionado para competir com o iPad, por que ele perdeu espaço para o tablet da Apple? A resposta... BYOD (traga seu próprio dispositivo).

Um estudo da Cisco mostrou que 95% das organizações permitiam alguma forma de BYOD, e que mais de um terço (36%) abraçava plenamente o conceito, fornecendo completo suporte de TI para empregados adeptos do modelo. Basicamente, se quase todas as empresas permitem que os usuários levem seu próprio iPad para trabalhar, o segmento corporativo já não era mais um mercado para o tablet.

O vice-presidente sênior da Cisco, OJ Winge, explicou em um post em seu blog a decisão de suspender a produção e comercialização do tablet. "Essas estatísticas ressaltam uma grande mudança na maneira como as pessoas estão trabalhando, no escritório e em casa. Uma mudança que vai continuar a ganhar impulso.”

Winge acrescenta. “Com base nessas transições no mercado, a Cisco não vai mais investir no Cisco Cius tablet, e não realizará melhorias no produto que temos hoje.”

Mesmo se não o BYOD não tivesse dado um empurrão para o fim do Cius, seu custo seria algo difícil de explicar na companhia. A Cisco tem uma reputação sólida e confiável como provedora de infraestrutura corporativa, mas se uma empresa pode comprar um dispositivo de 7 polegadas como Samsung Tab Galaxy 2 por 250 dólares, por que gastar três vezes mais por um Cius?

Em vez de competir no mercado de tablets, a Cisco vai se concentrar em atender às necessidades de software de usuários de tablets em todas as plataformas com ferramentas como o Jabber e o WebEx.

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