Home > Notícias

Notebook comprado no eBay veio com dados de 1 milhão de correntistas

Dados de clientes das empresas American Express, NatWest e Royal Bank of Scotland estavam em HD de laptop vendido por US$ 65.

Computerworld/EUA

26/08/2008 às 9h53

Foto:

Dados pessoais de cerca de um milhão de correntistas britânicos foram encontrados em um notebook vendido por 35 libras (65 dólares) no site de leilões eBay.

Informações de clientes das empresas American Express, NatWest e Royal Bank of Scotland estavam armazenadas no disco rígido do laptop, informou o jornal Daily Mail. Os dados incluíam detalhes como nome, endereço, número de telefone celular, contas bancárias, alguns códigos, números de cartões de crédito e até mesmo assinaturas.

De acordo com o Daily Mail, o notebook foi comprado por gerente de tecnologia Andrew Chapman, de Oxford, que descobriu os dados ao checar o disco rígido.

O Daily Mail noticiou que um ex-funcionário da empresa de arquivamento Graphic Data vendeu a máquina no eBay sem remover informações críticas do HD. A Graphic Data não retornou pedidos de esclarecimentos até o fechamento da matéria, assim como a American Express e a  NatWest/RBS.

A notícia precede a informação de que um dos fornecedores do governo britânico havia perdido um pen drive com detalhes sobre 84 mil presos na Inglaterra e no País de Gales.
++++
"Parece que algumas organizações ainda têm a visão de que 'isso não vai acontecer aqui'. E este último incidente com dados de clientes de  American Express, Natwest e Royal Bank of Scotland mostra que isso pode acontecer facilmente", comentou Nick Lowe, diretor regional da CheckPoint na Europa.

"Assegurar qualquer tipo de dado sensível tem de ser [um processo] automático. As organizações, seus dados e funcionários têm que se proteger contra os riscos de possíveis vazamentos de dados e a automação é o único meio de fazê-lo."

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail