Home > Notícias

Notebook controlado pelos movimento dos olhos é mostrado na CeBit 2011

Por enquanto a companhia produziu apenas 20 notebooks com essa tecnologia. Não há prazo para chegada deles ao mercado mundial.

IDG News Service

02/03/2011 às 10h12

Foto:

Não se entusiasme tanto com recursos como multitoque ou sensores de controle de movimento, porque em poucos anos eles podem estar totalmente obsoletos. É que o indica uma nova tecnologia de rastreamento ocular que permite aos usuários controlar seus PCs apenas com o movimento dos olhos.

Durante a feira CeBit, na Alemanha, a empresa sueca Tobii Technology exibiu o seu protótipo de um notebook com essa tecnologia e, de acordo com o blog Engadget, o resultado em termos de navegação foi impressionante.

Durante o evento, o usuário poderia criar uma dock com seus aplicativos favoritos apenas olhando para o lado esquerdo da tela. Também foi apresentado um jogo semelhante ao Asteroids, no qual o jogador precisava destruir rochas apenas olhando para elas, ainda que elas tenham apenas alguns pixels de largura. 

lenovo-tobii-prototype-04-sm.jpg

Não há prazo para tecnologia chegar ao mercado

Os usuários também serão capazes de utilizar o recurso de zoom em um mapa apenas olhando para ele. De acordo com a companhia sueca, no entanto, o controle ocular se tornará um complemento aos tradicionais mouses e teclados, ao invés de substituir completamente os periféricos.

Por enquanto, a companhia produziu apenas 20 notebooks em parceria com a fabricante Lenovo e, segundo o Engadget, a tecnologia não estará disponível comercialmente por pelo menos dois anos.

Além da Tobii Technology, outras empresas estão trabalhando em rastreamento ocular, incluindo uma que no ano passado demonstrou a tecnologia de rastreamento ocular com o famoso Super Mario Bros. 2, da Nintendo. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail