Home > Notícias

Notebook da Dell e ECS vem com celular 3G e custa menos de US$ 800

Empresas vencem competição criada pela GSM Association para desenvolver notebooks com chip de terceira geração no padrão HSPA.

Taís Fuoco, editora do Computerworld*

11/02/2008 às 11h18

Foto:

selo_mobile_congress_entradaA Dell e o Elitegroup Computer Systems (ECS), de Taiwan, ganharam a competição lançada pela GSM Association (GSMA) em novembro de 2007 para criar um notebook com o chip da rede HSPA de terceira geração embarcado e por menos de mil dólares, anunciou a associação nesta segunda-feira (11/02), no Mobile World Congress.

Mais sobre o congresso:
> Leia a cobertura completa do Mobile World Congress

A Dell e a ECS foram além da exigência da organização e apresentaram notebooks com custo inferior a 800 dólares para o consumidor final. O modelo da Dell, batizado de Inspiron 1525, foi eleito o melhor comercialmente disponível, enquanto o modelo da companhia de Taiwan, o G10IL, venceu pelo design inovador, segundo a GSMA.

Ainda não há, no entanto, previsão para que as máquinas cheguem ao mercado para a venda. Como envolvem um chip de celular embarcado, elas podem depender de acordo entre as fabricantes dos notebooks e as operadoras.

A associação acredita que, com um chip de celular 3G embutido e um preço inferior a mil dólares, exista potencial para vendas de 70 milhões de unidades desses equipamentos - o equivalente a 50 bilhões de dólares - ainda este ano.

A competição faz parte do programa da organização para atender à crescente demanda do consumidor por equipamentos portáteis e já conectados à internet, mas que custem pouco. Uma pesquisa realizada pela Pyramid Research em novembro passado com 12 mil consumidores de 12 países mostrou que há uma lacuna de cerca de 46,5 milhões de unidades de equipamentos de computação móvel mundialmente.selo_mobile_congress_02

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail