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Notebook educacional é destaque em pacote de lançamentos da Positivo

Anúncio do Mobo, ultraportátil baseado na plataforma ClassMate PC, veio acompanhado de novidades em desktops de baixo custo.

Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!

07/05/2008 às 14h07

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A fabricante Positivo Informática revelou nesta quarta-feira (07/05) uma reformulação em seu portfólio de produtos que conta com uma linha voltada para a ascendente classe C e a estréia do notebook educacional ClassMate PC nas prateleiras do varejo nacional.

Surgida para explorar uma oportunidade de mercado descoberta por pesquisas da empresa curitibana entre membros da classe C, a linha de produtos PC da Família alia equipamentos para uso familiar com sistema Windows (Starter, na sua maioria), licença para antivírus por um ano e acesso gratuito ao portal homônimo da Positivo.

>Classe C: o poder online da maior camada social do Brasil

A linha PC da Família conta com os modelos R165F, F190L e F160WL, com configuração que chega a processadores de dois núcleos, 1 GB de memória, 160 GB de disco rígido, pacote Open Office e sistema Windows Vista Starter Edition, com preços que variam entre 999 reais e 1.399 reais.

Único com Windows Vista Home Basic, o PC da Família V200L tem chip Intel Dual Core, 1 GB de memória, 160 GB de disco rígido, pacote Open Office, monitor LCD de 15 polegadas e licença por um ano do antivírus Kaspersky e sai por 1.699 reais.

Segundo o presidente da Positivo Informática, Hélio Rotenberg, o estudo realizado pela fabricante notou que 61% dos que compram PCs no varejo estão atrás de sua primeira máquina, enquanto 83% destes afirmam que usarão o PC de maneira compartilhada com membros da família.

Ainda que, aliando o novo mercado que a Positivo quer atingir com o alto volume de micros vendidos em 2007 (foram 1,38 milhão de máquinas), a empresa tenha um potencial grande tráfego em seu novo portal, que usa conteúdos já criados pelo braço educacional da companhia, Rotenberg afirma que o foco da Positivo se mantém na fabricação de máquinas.
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Notebook educacional nas prateleiras
Grande estrela do anúncio, a nova linha Mobo usa plataformas já disponíveis no mercado internacional para atingir usuários da classe A e B que queiram ultraportáteis como uma segunda opção de mobilidade.

Disponível a partir de 23 de maio por 999 reais, o Mobo voltado para adultos usa uma adaptação da plataforma CloudBook, da Everex, com LCD de 7 polegadas, chip de 1 GHz, 512 MB de memória e disco SSD de 2 GB, 2 portas USB, webcam e acesso à internet 802.11g.

Já o Mobo Kids, claramente inspirado na versão mais recente da plataforma educacional ClassMate PC, da Intel, chegará em junho com preço sugerido de 999 reais e se apresenta como a primeira opção de notebook educacional disponível no varejo para brasileiros.

Responsável por escolher a Positivo e a CCE como fabricantes do portátil no Brasil, a Intel afirmou anteriormente que não tinha planos de vender o ClassMate PC no varejo mundial. Questionado sobre o suposto controle da Intel, o executivo afirmou que o contato é feito direto com integradoras e independe da fabricante de chips.

É a primeira vez que os notebooks, criados originalmente para atender crianças em países em desenvolvimento, chegam oficialmente às prateleiras brasileiras. No final de 2007, uma distribuidora driblou o embargo da Intel para trazer o ClassMate PC ao Brasil.

Não temos ainda uma idéia clara do tamanho do mercado nacional para tal produto, admite Rosenberg, que aponta que estudos internos da Positivo apontaram também a oportunidade de oferecer as plataformas educacionais como opção a usuários que já têm um desktop ou mesmo um laptop.

A linha Mobo também congregará os primeiros ultraportáteis a chegar ao mercado nacional com o suporte estendido da Microsoft para o sistema Windows XP, que deixará de ser vendido por integradores em desktops e laptops regulares no final de junho.

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