Home > Notícias

Notes amplia o suporte ao iPhone

Nova versão inclui recurso de envio de e-mail com atualização automática, contatos e itens de calendário

Nancy Gohring, IDG News Service

12/05/2009 às 16h49

Foto:

A IBM anunciou hoje (12/05) a disponibilidade da versão beta do Lotus Notes 8.5.1, com melhor suporte ao iPhone. Ela inclui  o envio de e-mail, contatos e itens de calendário para usuários do smartphone da Apple.

O novo Notes/Domino traz vários updates, mas o principal novo recurso é a inclusão do protocolo ActiveSync (da Microsoft), no Lotus Notes Traveler, o software que suporta o processo de replicar e-mail do Notes – além de calendários e contatos para smartphones.

Atualmente, usuários de iPhone podem checar seus e-mails de Notes com o uso de um site otimizado. Contudo, é necessário fazer o refresh da página para ter novas mensagens. “O acesso via web tem sido bom”, afirma Ed Brill, diretor da área de mensagem e colaboração para a divisão de software Lotus na IBM. “Mas o envio do e-mail é algo que as pessoas querem”, completa.

Lançada para 600 usuários beta nesta terça, a versão  8.5.1 do Notes/Domino estará disponível em larga escala até o final do ano. Em um ou dois meses, ele será publicado no site de teste Lotus Greenhouse, endereço onde qualquer usuário registrado pode utilizar o software. 

Usuários corporativos também podem enviar e-mails do Notes para o iPhone com o uso de softwares de terceiros. O Sybase iAnywhere, por exemplo, suporta essa tecnologia com o uso de seu pacote Information Anywhere Suite. Mas o suporte se limita ao correio eletrônico, sem incluir calendário ou sincronização de contatos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail