Home > Notícias

API vai simplificar a integração do Google Drive com aplicativos para Android

Embora a integração do Android com o Drive já fosse possível no passado, a nova API oferece aos desenvolvedores um melhor desempenho e mais recursos

Mikael Ricknäs, IDG News Service

21/01/2014 às 14h18

Foto:

A Google quer mais desenvolvedores integrando seus aplicativos Android com o serviço de armazenamento Google Drive, e lançou uma nova API para tornar a tarefa mais fácil.

Embora a integração do Android com o Drive já fosse possível no passado, a nova API oferece aos desenvolvedores um melhor desempenho e mais recursos, afirmou Hyttsten Magnus no blog de desenvolvedores Android.

Baseada em Java, a Drive Android API ainda está em desenvolvimento, mas os desenvolvedores já podem testar uma versão preview que está incluída no Play Services 4.1.

A API inclui a capacidade de utilizar temporariamente o armazenamento no dispositivo, se ele não estiver ligado a uma rede. O resultado para os desenvolvedores é que eles não têm que se preocupar com as chamadas da API quando o telefone estiver offline ou com problemas de conectividade de rede, de acordo com Hyttsten. Os dados armazenados localmente serão transferidos quando a a conectividade  for restabelecida.

A API do Android também inclui componentes de interface de usuário e funcionalidades para interagir com os arquivos armazenados no Drive. E sua adição terá pouco efeito sobre o tamanho geral de uma aplicação, segundo Hyttsten.

Smartphones e tablets rodando o Android 2.3, também conhecido como Gingerbread, ou versões mais recentes do sistema operacional, são compatíveis com a Drive Android API.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail