Home > Notícias

Nova Apple TV possui versão inédita dual-core do chip A5, diz site

De acordo com Chipworks, processador do modelo mais recente do aparelho traz dois núcleos em vez de um só, como a Apple afirma; página sugere que um fica desligado

Macworld / Reino Unido

12/04/2012 às 14h56

Foto:

O modelo mais recente da Apple TV que reproduz vídeos em 1080p possui um novo processador A5 com dois núcleos ao contrário de um só como a fabricante de Cupertino havia afirmado. As informações são do site Chipworks, que literalmente abriu o aparelho para uma análise mais profunda.

Além de incorporar dois núcleos, o novo chip A5 usado na Apple TV de 1080p possui um Application Processor que usa um processo menor e mais eficiente de 32 nanômetros. Isso significa que o processador é quase 41% menor do que o A5 anterior, usado no iPad 2 e no iPhone 4S, e que utilizava um processo de 45 nanômetros.

“Ou a Apple está apenas usando um núcleo ou eles (núcleos) são partes compartimentadas (“binning parts”)”, especula o Chipworks sobre a razão pela qual a Apple não está usando o segundo núcleo.

Leia também:

- Desmontada: conheça a nova Apple TV por dentro

- Nova Apple TV não vale a atualização, diz associação dos EUA

O site também explica que “o compartimento de partes é um processo comum”, sugerindo que algumas vezes os aparelhos são compartimentados para “atender a requisitos gerais de configurações internas”. No caso da Apple TV, a companhia pode ter decidido “desabilitar o núcleo “ruim”, o que diminuiria o custo”, sugere a página.

Outra razão para desligar um núcleo poderia ser para reduzir o consumo de energia de um aparelho, sugere o site especializado Apple Insider.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail