Home > Notícias

Nova especificação de HDMI terá suporte à transmissão de vídeo em 3D

Padrão de alta definição chega à versão 1.4, com suporte para filmes e jogos em 3D. TVs compatíveis serão apresentados em janeiro.

IDG News Service

29/12/2009 às 11h13

Foto:

hdmi_150.jpgO consórcio que controla as especificações para o padrão de vídeo HDMI (High Definition Multimedia Interface), Hdmi.org, irá adicionar suporte para vídeos em 3D.

Com essa implementação, o padrão chega à versão 1.4 e, além de filmes, o protocolo também se estende para rodar jogos em 3D.

O consórcio se reunirá no final de janeiro de 2010 para adicionar o recurso 3D à nova versão da conexão HDMI. Uma vez decidido o formato, os fabricantes de TVs e set-top-boxes serão obrigados a oferecer uma conexão HDMI com suporte a 3D em seus produtos.

O mercado de filmes e jogos em 3D vem crescendo e os fabricantes têm total interesse nele. A Sony pretende transmitir a Copa do Mundo de 2010 em 2D e 3D, e a empresa já havia anunciado TVs 3D no passado.

A Korea Communications Commission anunciou planos para iniciar um serviço de teste de transmissão em 3D, no segundo semestre do próximo ano.

A Samsung e outros fabricantes de TV estão sob expectativa de mostrar aparelhos 3D na Consumer Eletronics Show (CES), que será realizada em Las Vegas (EUA), no início de janeiro próximo. A LG anunciou que espera vender cerca de 400 mil televisores com suporte a imagens em 3D em 2010.

O Blu-ray Disc Association também finalizou a especificação do disco 3D, o que pode trazer filmes e jogos em 3D brevemente. AMD e nVidia, ambas fabricantes de chips gráficos, têm planos para apresentar um vídeo Blu-ray em 3D estereoscópico durante a CES 2010.

O suporte a imagens 3D pode ser avaliado novamente, mesmo após o formato obrigatório ser definido, informou o Consórcio HDMI em um comunicado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail