Home > Notícias

Nova interface deixa o Firefox com a ‘cara’ do Chrome

Prévia do novo visual do navegador mostra abas com bordas arredondadas, parecidas com as do navegador da Google. Usuários já podem testar recurso.

Katherine Noyes, PC World/EUA

22/06/2012 às 12h22

Foto:

A Mozilla anunciou em abril que planejava unificar a aparência de seu navegador Firefox tanto em plataformas desktop quanto móvel, e, nesta semana, um desenvolvedor que trabalha nesse projeto postou um preview de como será a nova interface, batizada de “Australis”. 

O desenvolvedor do Firefox Madhava Enros postou apenas alguns mockups do novo visual, assim que ele foi anunciado, mas o engenheiro de software Jared Wein foi a um outro nível, e forneceu mais detalhes sobre a adoção da Austalis na versão Windows do browser. Uma versão de testes exibindo a nova interface do Firefox 16 está disponível para download gratuito no blog de Wein. 

O Australis “proporciona uma interface de usuário muito mais customizável, limpa e leve” explicou o engenheiro em outro post. “Uma parte deste trabalho é a implementação de um novo formato de abas”. Especificamente, curvas suaves serão a marca registrada da nova interface, aparecendo na barra da versão para desktops, juntamente com a barra de navegação do browser para dispositivos móveis. 

Similar em diversos aspectos ao estilo de aba utilizado pelo Google Chrome, as abas Australis contam com cantos suavemente arredondados, como mostrado na imagem abaixo. Contudo, apenas a aba ativa é renderizada utilizando uma curva; páginas abertas em segundo plano são renderizadas sem o plano de fundo, como se fizessem parte na barra de título da janela. 

firefoxaustralis01.png

Nova interface já pode ser testada por usuários do Windows

A nova interface ainda não faz parte da versão final do Firefox, contudo “deve chegar em breve”, escreveu Wein, desculpando-se logo em seguida pelo fato de que ainda não há um preview para usuários de Linux ou OS X. 

Para os usuários de Windows que não aguentar esperar, Wein pede para que, depois de fazer o download, as pessoas deixem comentários e sugestões sobre o recurso em seu site. Enquanto isso, a Mozilla anunciou também que está trabalhando em uma versão de seu navegador compatível com o iPad, com codinome “Junior”. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail