Home > Notícias

Nova interface do YouTube procura dar mais destaque aos vídeos

Buscador "limpa" visual do serviço, troca sistema de avaliação e facilita reprodução contínua do conteúdo.

Guilherme Felitti, do do IDG Now!

30/03/2010 às 18h40

Foto:

O Google oficializa nesta quarta-feira (31/3) a reformulação na interface do YouTube, iniciada há oito meses para simplificar a maneira como os vídeos são reproduzidos e também facilitar a navegação do usuário. "Lançamos diversas funções nos últimos dois anos e elas eram forçadas a competir entre si pela atenção do usuário, o que acarretava em 'ruído' durante a reprodução do vídeo", afirma o diretor de produto do YouTube, Shiva Rajaraman.

Segundo ele, as mudanças visuais no serviço de vídeo têm como objetivo tirar este "ruído", apresentando ações que importam quando o usuário precisa e devolvendo o vídeo ao centro da experiência. A principal mudança visual está na maneira como informações sobre o vídeo e seu criador são reproduzidas no YouTube.

Abaixo do título, a nova interface traz outros vídeos que o mesmo usuário oferece, além de permitir a assinatura direta do perfil. A coluna da direta, antes usada para descrições, tags e link pra o perfil do usuário, agora mostra uma lista de vídeos sugeridos. Raharanab diz que isso foi responsável por um aumento de 6% no volume de vídeos assistidos durante a fase interna de testes.

youtube1.jpg

Dados descritivos e tags estão agregados em ferramentas abaixo do vídeo e são mostrados na íntegra apenas quando o usuário clica sobre a caixa. Chamada de "barra de ações", a ferramenta permite que o usuário compartilhe o vídeo em outros serviços, incorpore-o em sites e blogs ou salve-o em sua lista de favoritos.

Avaliações e comentários
A simplificação da interface também atingiu o sistema de classificação, antes baseado em estrelas, substituído por um em que o usuário diz simplesmente se gostou ou não do vídeo em questão. Segundo o diretor, a maioria dos usuários avaliava com cinco estrelas ou nem avaliava, o que fazia com que o sistema não fosse um retrato fiel da aceitação do vídeo. Rajaraman diz que testes internos apontaram aumento de 7% nas avalições com o fim do sistema de estrelas.

Os  comentários também têm opções de interação disponíveis apenas quando são clicados pelo usuário e ganharam uma nova organização que reproduz a discussão mais ativa no topo da lista. Rajaraman diz que a hierarquização de comentários é uma forma do Google dar destaque às melhores conversas e incentivar discussões no YouTube.

A reformulação do YouTube também facilita a reprodução contínua de vídeos, sejam eles da lista dos favoritos ou de todos os perfis assinados, por meio do Autoplay.

youtube2.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail