Home > Notícias

Nova linha de Classmate tem tela giratória e função e-reader

Netbooks feitos para estudantes pela Intel ganham tela giratória para virarem tablets. Lançamento será no segundo trimestre.

IDG News Service

02/03/2010 às 9h49

Foto:

A Intel introduziu nesta terça-feira (2/3) sua nova linha de netbooks Convertible Classmate, que inclui um recurso similar a um quadro negro qie permite ao usuário ler livros eletrônicos, acessar a web e tomar notas.

A fabricante de chips adicionou funcionalidades à tela de 10.1 polegadas sensível ao toque, disse a representante da Intel, Agnes Kwan. A tela é giratória e pode ficar à frente do teclado, transformando o dispositivo em um quadro negro, em formato similar a um tablet, com teclado na tela que permite jogos, leitura de e-books e acesso à internet.

A nova linha Convertible Classmate inclui um aplicativo para leitura de e-books, segundo Kwan. Usuários podem usar o dedo ou apertar botões próximos à tela para mudar de página. Eles também podem usar uma caneta stylus para destacar partes do texto. O leitor de e-books terá suporte a arquivos como PDF e ePub, ela disse.

“Ele tem a funcionalidade completa de um PC, mas pode servir como um e-reader”, disse Kwan. “Em uma classe você não espera que um estudante tenha um PC e um e-reader separados. Você quer uma unidade para fazer tudo.”

O dispositivo é voltado para estudantes em países em desenvolvimento, e pretende ser uma referência em design para fabricantes criarem laptops de baixo custo. Por exemplo, o estudante pode usar o teclado para tarefas de casa ou em sala de aula, assim como pode usar as funções de tablet para ler e-books ou colaborar com colegas, disse Kwan.

A Intel também fez melhoras no hardware do Convertible Classmate que tornaram o netbook mais rápido e mais eficiente. Um novo processador Atom – o N450 rodando a 1,66 GHz – aumenta a vida da bateria do dispositivo, segundo Kwan. O processador é 60% menor do que o antecessor e consome 20% menos energia. A Intel está oferecendo uma bateria de seis celulas como opção para uma duração maior.

Adicionalmente, a Intel também colocou borracha nos cantos para o netbook resistir a riscos e quedas. Mas o material e a tela maior tornaram o dispositivo mais pesado. Com uma bateria de quatro células ele pesa 1,3 kg.

A empresa também está adicionando mais conectividade sem fio, incluindo banda larga 3G e WiMax. O laptop começará a ser distribuído no segundo trimestre do ano. A Intel não produzirá os dispositivos, então o preço depende da fabricante.

0302-intel-classmate-01.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail