Home > Notícias

Nova patente da Apple pode acabar com problemas de compatibilidade do Lightning

Companhia de Cupertino conseguiu patente de adaptador wireless que resolveria incompatibilidade entre diversos conectores, incluindo o novo modelo do iPhone 5.

Macworld / Reino Unido

03/10/2012 às 17h14

Foto:

A Apple conseguiu uma patente que cobre um adaptador wireless que poderia fornecer compatibilidade entre aparelhos e acessórios que eram incompatíveis até então, como o iPhone 5 e seus acessórios com o conector de 30 pinos antigo.

Segundo o site especializado Apple Insider, a patente, pedida em 2011 e concedida para a Apple nesta terça, poderia colocar um fim nas reclamações sobre o novo conecotor Lightning que foi apresentado com o iPhone 5 no mês passado. Muitos usuários com acessórios mais caros com o conector de 30 pinos descobriram que seus produtos não são  mais compatíveis com o novo smartphone da Apple.

A patente é intitulada “Wireless Adapter for Interfacing Between an Acessory and a Device”, e a Apple explica uma invenção porque “os usuários podem ter mais de um tipo de media player. Por exemplo, um usuário pode ter um media player portátil de alta-capacidade para uso doméstico e um menor, de menor capacidade, para usar na academia.”

“Por diversas razões, esses media players possuem conectores de tamanhos diferentes”, continua a Apple. “Por exemplo, os media players podem ter sido feitas por fabricantes diferentes. Além disso, eles podem ter sido fabricadas pela mesma empresa, mas um modelo mais novo pode ter um conector mais avançado e menor.”

patenteappleadaptadorlight01.jpeg

Para problemas físicos de compatibilidade, como os causados pelo conector Lightning, a Apple sugere um adaptador como o 30 pinos para USB. No entanto, a incompatibilidade elétrica, que pode incluir energia, sinal ou suporte para formato, a Apple descreve um adaptador wireless onde “uma ou mais dessas interfaces de conectores são substituídas por circuitos wireless”.

O adaptador poderia comunicar sinais “entre o acessório e o media player portátil”, e vice-versa. A invenção da Apple também pode resolver problemas de incompatibilidade de Wi-Fi e Bluetooth.

O Apple Insider nota que não se sabe se a Apple pretende realmente lançar esse adaptador, mas que essa poderia ser uma solução ideal para as preocupações e reclamações dos consumidores sobre incompatibilidade.

A Apple atualmente oferece adaptadores para o Lightning, com preços entre 30 e 40 dólares nos EUA, o que causou reclamações entre muitos usuários. 

Em setembro, o vice-presidente sênior de Marketing da Apple, Phil Schiller, confirmou que a companhia não produzirá um dock Lightning para iPhone 5, porque as pessoas não os utilizam.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail