Home > Notícias

Placa adiciona recursos de captura de áudio ao Raspberry Pi

Wolfson Audio Card suporta captura em até 8 canais com taxa de amostragem a 192 KHz.

Ian Paul, PCWorld EUA

11/03/2014 às 11h34

RasPi_Audio-435px.jpg
Foto:

A Element 14, uma das empresas que fabrica o diminuto computador Raspberry Pi, acaba de aprimorar os recursos de áudio de sua máquina. A empresa lançou recentemente uma “placa de som” que promete dar ao Pi recursos de captura de áudio similares aos de um PC, por apenas US$ 33.

O Wolfson Audio Card, criado em parceria com a empresa Wolfson Audio, surgiu em Novembro como um protótipo, mas só agora se tornou disponível para compra em todo o mundo.

O Raspberry Pi já é capaz de reproduzir áudio, com saída através da porta HDMI, mas não tem recursos de captura. Esse é justamente o propósito da nova placa, que é baseada em um sistema de som de baixo consumo chamado Wolfson WM5102 projetado originalmente para uso em smartphones, tablets e outros aparelhos portáteis.

A placa suporta uma taxa de amostragem de até 192 KHz e entrada em 8 canais. Há uma entrada/saída S/PDIF, conector de 3.5 mm para fones de ouvido, conector para microfone para captura direta de áudio e conectores padrão de entrada e saída de linha.

Com a nova placa a Element 14 e a Wolfson querem tornar mais fácil usar o Raspberry Pi em uma variedade de projetos, como dispositivos de captura de vídeo, receptores de áudio conectados em rede e sistemas de VoIP.

Mas essas são apenas algumas sugestões. Com uma dedicada comunidade de entusiastas do Raspberry Pi criando de emuladores de NES a rádios de mesa que lêem audiolivros e clones do Dropbox, com certeza bons usos serão encontrados para a placa.

O Wolfson Audio Card só funciona com placas Raspberry Pi Revisão 2 ou mais recente, e exige um conector de 8 pinos soldado na posição P5 da placa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail