Home > Notícias

Nova placa da Gigabyte apresenta controle de energia elétrica

Componente tem como público-alvo gamers e entusiastas, fornecendo toda a potência requerida, mas com economia de energia.

René Ribeiro

23/04/2008 às 15h18

Foto:

A Gigabyte apresentou nesta quarta-feira (23/04) a placa-mãe GA-X48-DQ6, construída a partir do chipset  X48, a mais nova linha da Intel. A motherboard permite comunicação com o bus do sistema a 1600 MHz e suporta memórias DDR3 de 1600 MHz. Quem tem memórias do tipo DDR2 pode ficar tranqüilo: o chipset também aceita esses módulos e opera com cloclk até 1200 MHz. Na versão anterior do chipset, apenas memórioas DDR2 de 1066 MHz e DDR3 de 1333 MHz eram suportados.


GA-X48-DQ6: Suporte a DDR3 1600 MHz e gerenciamento de energia

Usando o chip ponte sul Intel ICH9R, esta placa-mãe tem oito portas para discos rígidos padrão SATA II com suporte a RAID 0,1, 5 e 10. Um conector para discos IDE de 133 MB/s também está disponível.

Além disso, ela também vem com três portas firewire 1394a  e 12 portas USB 2.0 compatíveis com 1.1. Quanto aos slots disponíveis, pode-se encontrar dois PCI-e x16 2.0, três PCI-e x1 e dois slots PCI.

Leia também:
> GA-P35-DQ6 é uma placa-mãe boa de briga
> Saiba como as motherboards são produzidas

Dois detalhes chamam a atenção nessa placa. O primeiro é a capacidade de overclock que, segundo o fabricante, mantém o funcionamento do sistema estável mesmo em condições extremas. Tal característica permite o uso dessa placa no mercado de gamers, lan-houses e para equipar sistemas de usuários entusiastas.

O segundo detalhe fica por conta da tecnologia DES (Dynamic Energy Saver). Com ela, pode-se controlar os níveis de tensão que os componentes da placa-mãe utilizam - o sistema consegue aumentar ou diminuir a potência fornecida aos componentes, com maior controle sobre a energia elétrica.

Dessa forma, a economia pode chegar a 70% se comparada a uma placa sem esse tipo de gerenciamento, pois dependendo da tarefa utilizada no momento, o sistema consegue controlar os níveis de tensão em até 12 fases.

Dois softwares acompanham a placa, um gerencia e exibe a tensão consumida e outro auxilia no overclocking.

A GA-X48-DQ6, que já está sendo fabricada no pólo industrial de Manaus pela Digitron, empresa parceira da Gigabyte no Brasil, tem preço sugerido de mil reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail