Home > Notícias

Nova plataforma do Facebook deve rodar melhor em celulares

Voltada a operadoras, Facebook for Mobile Operators explica como adaptar o site para celulares. Vodafone já adotou a plataforma.

Por IDG News Service/Reino Unido

07/02/2008 às 10h43

Foto:

O Facebook lançou, nesta quinta-feira (07/02), uma plataforma voltada às operadoras de celular, para que a rede social funcione melhor em dispositivos móveis.

A Facebook for Mobile Operators oferece às operadoras uma série de especificações técnicas
para resolver os problemas encontrados quando a rede é utilizada em
celulares.

A Vodafone é a primeira operadora a utilizar a plataforma, iniciando seus serviços no Reino Unido e Alemanha, segundo o diretor do grupo móvel do Facebook, Jed Stremel. Em breve, a Vodafone expandirá a atuação para a Grécia, Itália, Espanha, Irlanda e Portugal.

Stremel espera conquistar mais operadoras pela simplicidade de habilitar o Facebook. A empresa criou sites com instruções para a configuração de seus sistemas.

É possível, por exemplo, que as operadoras permitam que seus clientes enviem MMS (do inglês Multimedia Messaging Service) com fotos ou vídeos de um perfil no Facebook.

A plataforma inclui especificações para banir abusos na rede, como o envio de spams.

O site móvel do Facebook ainda não tem anúncios. A rede social, que tem um acordo exclusivo com a Microsoft para incluir anúncios no site, não declarou quando incluirá publicidade em sua versão móvel. O executivo afirma, contudo, que as operadoras gerarão receita de serviços de dados com o acesso dos usuários à rede social.

A estratégia tem por objetivo aumentar a base de usuários do Facebook, hoje estimada pela empresa em 64 milhões. Até agora, há 6 milhões de usuários do Facebook Mobile, diz Stremel. O diretor não revelou detalhes financeiros do acordo com a Vodafone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail