Nova técnica CRISPR poderia corrigir 89% das doenças genéticas

No novo método de edição genética, sistema é capaz de adicionar, excluir e trocar letras sem romper dupla hélice do DNA

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/nova-tecnica-crispr-poderia-corrigir-89-das-doencas-geneticas/
Clique para copiar

Cientistas conseguiram desenvolver uma técnica Crispr que seria capaz de realizar praticamente qualquer alteração genética, reporta a Wired. Segundo os pesquisadores, o novo método poderia corrigir cerca de 89% das mutações que causam doenças hereditárias.

Para testar a novidade, o laboratório já utilizou a técnica para corrigir as falhas genéticas que causam anemia falciforme, fibrose cística e doença de Tay-Sachs. Essas são apenas três das mais de 175 edições que o grupo divulgou na última segunda-feira (21).

Para chegar ao resultado, Andrew Anzalone e David Liu, responsáveis pelo estudo, aprimoraram o Crispr para corrigir as mutações. Na nova metodologia, batizada como “prime editing”, ou “edição principal”, o sistema é capaz de adicionar, excluir e trocar letras sem romper a dupla hélice do DNA. Isso é possível graças a enzimas fundidas que se tornam uma molécula que atua como um bisturi em conjunto a uma transcriptase reversa, convertendo RNA em DNA.

O guia de RNA encontra o DNA que precisa ser corrigido e leva uma cópia da edição para ser consertada. Ao localizar o DNA que precisa ser alterado, o guia de RNA faz um corte e a transcriptase reversa adiciona a sequência de DNA corrigida. Dessa maneira, formam-se duas abas de DNA (original e editada), e então a original é cortada e recebe a edição permanente.

Ainda não há previsão para os primeiros experimentos em seres humanos serem iniciados, mas os cientistas disponibilizarão a tecnologia para outros pesquisadores através de um repositório sem fins lucrativos chamado Addgene. “Há coisas que podemos fazer agora que pareciam impossíveis quando comecei a faculdade de medicina”, comemora Anzalone.

Fonte: Wired

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site