Home > Notícias

Nova técnica reduz em 74% o consumo de bateria em smartphones

Universidade Finlandesa criou rede que aumenta desempenho de aparelhos. Foco é ajudar disseminação da web móvel nos países em desenvolvimento.

Redação do IDG Now!

29/11/2011 às 16h33

Foto:

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Aalto, na Finlândia, conseguiu reduzir em até 74% o consumo de bateria em smartphones com conexão 3G.

De acordo com reportagem do site Physorg, os cientistas criaram uma rede proxy que aumenta o desempenho da conexão e reduz drasticamente o uso de energia dos aparelhos ao servir como intermediária para conectar-se a Internet e lidar com a maior parte dos dados recebidos e enviados pelo smartphone.

“Essa nova solução é particularmente valiosa em países em desenvolvimento, porque fornece acesso a Internet significativamente mais eficiente para um número muito maior de pessoas. Atualmente há locais onde apenas uma pequena porcentagem das pessoas pode acessar a Internet a partir de uma conexão cabeada, mas 90% da população africana, por exemplo, vive em áreas com cobertura de redes de telefonia móvel. O uso de celular está crescendo rapidamente, mas o uso de serviços de Internet mobile é freado pelo fato de os usuários não terem acesso a fontes de energia para recarregar seus telefones”, afirma o professor da Universidade de Aalto, Jukka Manner.

Além disso, os pesquisadores também descobriram que o consumo de bateria dos smartphones pode ser muito reduzido por meio de sites otimizados para dispositivos móveis, usando técnicas como a compressão HTTP e uso mais eficiente do cache de dados.

O estudo de caso conduzido pela universidade finlandesa analisou o uso da web na Tanzânia, Uganda e Quênia, países na África. O levantamento foi apresentado dia 28, durante a conferência científica Africomm 2011.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail