Home > Notícias

Nova tecnologia permite rodar Flash no iPad e no iPhone

Com a Smokescreen, banners são convertidos no navegador para JavaScript ou HTML5; exibição é um pouco mais lenta

IDG News Service

03/06/2010 às 10h46

Foto:

A empresa de publicidade para dispositivos móveis RevShockAds desenvolveu uma tecnologia que permite executar anúncios desenvolvidos em Flash em equipamentos como o iPad ou o iPhone, driblando a restrição imposta pela Apple relacionada à popular tecnologia da Adobe.

Segundo a empresa, foi criada uma biblioteca de JavaScript, batizada de Smokescreen (http://smokescreen.us/), que renderiza os anúncios em Flash e converte para JavaScritpt e HTML5 no navegador. Com a tecnologia, criada por Chris Smoak,  da RevShockAds, as empresas que desenvolvem banners em Flash não precisam desenvolver uma versão diferente do anúncio especificamente para usuários de iPad e iPhone.

A Smokescreen não exige as versões mais recentes de navegador, mas ainda tem algumas limitações que precisam ser resolvidas. A demonstração feita trabalha com Firefox 3.6, Chrome 5, Safari 4 e a versão mobile do Safari. Ela ainda não roda no Internet Explorer 9. Também há alguns bugs com o Opera 10.5.

Seu código será lançado em breve em sistema de licença de código aberto. A Smokescreen deve ser baixada e executada no browser. Como os smartphones têm menor poder de processamento que os desktops, o tempo que ela leva para renderizar o anúncio deve variar para cada aparelho. Segundo os desenvolvedores, ela não rodará tão rápido quanto um plugin de Flash, mas sua performance será melhorada com o tempo.

Recentemente, foi lançado um aplicativo gratuito chamado Cloud Browser, que também permite rodar Flash em iPhones e iPads. Mas essa tecnologia apenas  coloca o equipamento em contato com um computador remoto, que roda Flash e transmite as imagens da tela  via streaming para o dispositivo da Apple. O acesso é lento e o serviço nem sempre está disponível.

Para quem quiser conferir a nova tecnologia Smokescreen, a empresa disponibilizou um preview, com algumas demonstrações. Confira.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail