Home > Notícias

Nova tecnologia poderá permitir a criação de HDs de até 60 TB

Seagate espera colocar os primeiros discos baseados em uma técnica de gravação chamada "HAMR" no mercado ainda nesta década.

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

20/03/2012 às 18h02

Foto:

A Seagate demonstrou uma nova tecnologia que promete expandir significativamente a capacidade de armazenamento dos discos rígidos usados em nossos PCs. Segundo a empresa, com uma técnica chamada HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording, ou "Gravação Magnética Auxiliada pelo Calor), que usa um laser para aquecer o disco antes de gravar os dados, seus laboratórios conseguiram armazenar 1 Terabit (128 GB) de dados em uma área de apenas uma polegada quadrada.

Com isso, já seria possível criar HDs de 3.5" (como os usados em desktops) com capacidade de 6 TB, e modelos de 2.5" (como os de notebooks) com capacidade de 2 TB, o dobro do disponível nos modelos de maior capacidade atualmente no mercado.

Mas isso não é tudo: 1 Terabit por polegada quadrada é o ponto de partida da tecnologia, e a Seagate teoriza que ela possa chegar a 5 ou 10 Terabits por polegada quadrada, levando a HDs de até 60 Terabytes no mesmo tamanho dos discos atuais.

Os primeiros HDs baseados na tecnologia HAMR devem chegar ao mercado "ainda nesta década". Ainda é cedo para falar em preços.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail