Home > Notícias

Nova versão da Play Store agora permite sempre exigir senha para compras em apps

Mudança pode evitar que crianças façam compras de itens em jogos sem o consentimento dos pais.

Ian Paul, Greenbot

14/03/2014 às 15h37

GooglePlay_IAP-435px.jpg
Foto:

Uma nova versão do app Google Play Store vai tornar mais fácil, ou mais difícil, fazer compras dentro dos apps (IAP, "In App Purchase"). Depende de sua preferência. Até agora, a política da Google era exigir uma senha para IAP em aparelhos Android uma vez a cada 30 minutos, um bom meio termo entre deixar todas as compras “abertas” ou exigir uma senha para cada Mighty Eagle de que você precisar.

Mas essa política menos restritiva recentemente causou problemas à Google. Na segunda-feira duas firmas de advocacia iniciaram um processo contra a empresa representando pais nos EUA contra a política de IAP. O processo alega que menores podem fazer comprar livremente dentro do período de 30 minutos, sem o conhecimento dos pais. Não está claro se as mudanças foram feitas como uma resposta ao processo. A Google não respondeu a nossos pedidos por comentários.

A versão 4.6.16 do app Play Store tem três diferentes opções para autorização de IAP, como mostrado na imagem acima. É possível exigir uma senha a cada compra, uma a cada 30 minutos (o padrão) ou nunca pedir uma senha. Para alterar o comportamento é necessário informar novamente sua senha da Play Store.

O novo app também adiciona um campo na janela de permissões do aplicativo, que surge quando você atualiza ou instala um novo app. O campo avisa o usuário de que o app contém IAP.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail