Home > Notícias

Nova versão do Chrome terá leitor de PDFs aperfeiçoado

Assim como o Adobe Reader, aplicativo trará novos recursos e, segundo desenvolvedores, será mais seguro.

Redação do IDG Now!

18/06/2010 às 17h04

Foto:

A nova versão Chrome trará integrado um leitor de documentos PDF aperfeiçoado, setor que é dominado pelo Adobe Reader. As informações foram divulgadas no The Chromium Blog, blog de desenvolvimento do navegador do Google.

A versão leva o código 6.0.437.1, voltada para Windows e Linux e, inicialmente, está disponível no canal para desenvolvedores, sendo lançada para usuários finais na próxima semana. Aliás, estes têm solucionado alguns bugs prévios apresentados pelo aplicativo. Segundo eles, “os arquivos PDF serão renderizados de forma transparente, assim como ocorre nas páginas HTML, com as interações básicas sendo as mesmas que ocorrem em uma página Web normal, incluindo aí recursos como zoom e buscas”.

Para evitar ataques de hackers, o pessoal do Chromium explica que o leitor de PDFs estará inserido em um sandbox seguro, que o próprio Chrome utiliza para renderizar as páginas na Web.

O blog informa ainda que os usuários do navegador receberão automaticamente a atualização com o novo recurso e não precisarão se preocupar em instalar o update manualmente.

Desenvolvedores do Chrome querem trabalhar com o Adobe Reader

Apesar do novo recurso do Chrome bater de frente com o Reader, os desenvolvedores do navegador afirmaram que não querem excluir o aplicativo da Adobe. No blog, eles afirmam que “não suportam todos os recursos avançados encontrados no Adobe Reader como, por exemplo, certos tipos de mídia que lá estão incorporados. No entanto, para os usuários que contam com tais funcionalidades, pretendemos dar-lhes a capacidade de iniciar o Reader separadamente”.

Além disso, os programadores declararam que gostariam de trabalhar com a equipe do Adobe Reader para trazer o conjunto completo de recursos de leitura dos PDFs para o Chrome, usando a próxima geração de plug-ins API do navegador.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail