Home > Notícias

Nova versão do iTunes inclui rede social sobre música

Versão 10, já disponível para download, apresenta a rede social Ping

Cauê Fabiano, Macworld Brasil

01/09/2010 às 14h44

Foto:

A Apple apresentou hoje, 1/9, o iTunes 10, a nova versão do player da companhia. Durante o evento, o CEO Steve Jobs fez questão de destacar os números alcançados pelo iTunes: foram baixadas mais 11.7 bilhões de músicas, 35 milhões de livros e mais de 100 milhões de filmes a partir das mais de 160 milhões de contas.

O iTunes 10 chega com um logo remodelado, que coloca a nota musical, agora mais escura, em um círculo, ao contrário do antigo CD. A maior novidade, entretanto, fica com o lançamento da rede social Ping. "A maioria dos usuários está sempre perguntando 'o que meus amigos estão ouvindo? A que shows eles vão? Como posso compartilhar isso com meus eles?'" declarou Jobs. O Ping promete ser um encontro entre  o Facebook, o Twitter e o iTunes, uma espécie de rede social para música.

A rede promete recursos como seguir seus amigos e os artistas favoritos, descobrir sobre o que estão discutindo, ouvir e baixar conteúdos. O Ping trás uma interface parecida com a do Twitter, pois os usuários podem seguir, ser seguidos e, além disso, definir um perfil como público (todos podem seguir) ou particular, no qual o usuário decide qual quer aprovar, formando um círculo de amizades mais fechado. E, ao contrário do Facebook, “as opções de privacidade são simples de serem configuradas. Qualquer um pode fazê-lo”, disse Jobs. A nova rede social também conta com um serviço para compra de ingressos para shows.  

O Ping está disponível imediatamente para os 160 milhões de usuários do iTunes presentes em 12 países, e pode ser acessado também pelo iPhone e iPod touch. Vale lembrar que o Ping é uma parte do iTunes, e não um aplicativo separado. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail