Home > Notícias

Nova versão do Media Player para Android surge na web

App foi encontrado em uma versão de testes do Android Market, e sugere unificação entre as interfaces do Android nos smartphones e tablets.

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

06/05/2011 às 14h01

Foto:

Uma nova versão do reprodutor de músicas padrão para smartphones Android "vazou" na internet e já está circulando em fóruns especializados. A descoberta foi feita pela equipe do site TechFrom10, que diz ter recebido, aparentemente por engano, uma versão de testes do Android Market como atualização em um smartphone Samsung Vibrant. Entre os aplicativos neste market "secreto" estava o novo player.

Batizado de "Music" e com número de versão 3.0.336, o aplicativo tem interface muito similar ao reprodutor de músicas do Android 3.0 "Honeycomb", sistema atualmente utilizado apenas em tablets como o Motorola Xoom. Na tela inicial as músicas podem ser ordenadas por Artista, Álbum, Músicas (lista corrida com todas as canções), Listas (playlists) e Gênero. Na visualização por álbum, girar o aparelho na posição "paisagem" faz surgir uma galeria com as capas de todos os álbuns disponíveis em sua biblioteca de músicas. Álbuns sem capa são identificados por uma capa "genérica".

music_albuns-360px.jpg

Lista de álbuns no novo player. A interface é muito similar à do Android 3.0

A navegação na interface também mudou. Para voltar à tela anterior, por exemplo, é possível tocar no ícone do aplicativo no canto superior esquerdo da tela, como no Honeycomb, em vez de usar o botão Back no smartphone. Tocar no ícone de uma seta ao lado do nome de uma música faz surgir um menu pop-up com mais opções, como adicionar à uma playlist ou procurar mais músicas do mesmo artista.

A aparência do aplicativo, dos menus e das janelas pop-up sugere mudanças na interface de futuras versões do Android (como a 2.4 "Ice Cream Sandwich", em desenvolvimento), para torná-la mais próxima a do Android 3.0. E apesar de ser um protótipo, o novo "Music" já está quase que completamente em português. Em nossos testes em um Nexus S com Android 2.3.4 o aplicativo se mostrou mais estável que a versão para tablets Honeycomb no Motorola Xoom, embora tenha fechado inesperadamente (Force Close) uma vez durante o uso.

music_popup-360px.jpg

Novo menu popup com opções para uma música

A Google não informou uma data de lançamento para o Android 2.4, mas especula-se que teremos ao menos um "gostinho" do novo sistema durante o evento Google I/O 2011, que acontecerá entre os dias 10 e 11 de Maio em San Franscisco, na Califórnia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail