Home > Notícias

Nova versão do Opera traz recurso para compartilhar dados do PC

Versão 10.10 do aplicativo inclui a tecnologia Opera Unite, que abre acesso a conteúdo por meio de um servidor web embutido.

Redação do IDG Now!

23/11/2009 às 14h45

Foto:

A norueguesa Opera lançou nesta segunda-feira (23/11) uma nova versão de seu navegador. O Opera 10.10 vem com uma tecnologia que permite compartilhar conteúdo pessoal entre vários dispositivos de acesso.

O recurso, chamado Opera Unite, é oferecido como padrão no Opera 10.10.

Para que isso fosse possível, a Opera empacotou em um só programa um navegador e um servidor web.

A ideia, segundo a empresa, foi "desafiar o senso comum" de compartilhar arquivos na web com métodos "parcialmente privativos".

No documento de lançamento a empresa afirma, em tom de manifesto, que com o Opera 10.10 "nós seremos cidadãos iguais na web".

"Em vez de receber dados, nossas máquinas podem agora mandá-las para o mundo", completa.

Login exigido
Para usar o Opera Unite, o usuário deve criar uma conta no site da Opera. Uma vez que tenha login e senha, ele já poderá sincronizar seus arquivos entre PCs.

Uma aplicação do Opera Unite consiste em transformar seu PC em uma jukebox online. A partir de qualquer navegador será possível ouvir as músicas armazenadas no computador com Opera.

Outra novidade do Opera 10.10 é a tecnologia de compressão Turbo, para melhorar a experiência de navegação em conexões lentas.

Na interface, uma novidade são as "tabs visuais", em que cada aba aberta ganha uma imagem em miniatura do site acessado.

O uso do Opera Unite pode levantar questões sobre segurança, mas a empresa diz que o recurso só dá acesso para os arquivos e pastas determinados pelo usuário.

O Opera 10.10 está disponível para windows, Mac OS, Linux (x86 64 bits, PowerPC e i386), FreeBSD (i386 e AMD64) e Solaris (Sparc e Intel).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail