Home > Notícias

Nova versão do Safari aceita extensões

Atualização corrigiu problemas de segurança e adicionou suporte a complementos; Safari 5.0.1, por enquanto, não está disponível em português.

PC World / EUA

28/07/2010 às 17h40

Foto:

A Apple lançou nesta quarta-feira, 28/7, a versão 5.01 do seu navegador, o Safari, tanto para Windows (XP, Vista e 7) quanto para Mac. A grande novidade é que o browser, finalmente, poderá receber extensões, portanto, junto ao novo software, uma galeria com todos os complementos também está acessível. A empresa já havia anunciado que o recurso seria adicionado em junho passado, quando o Safari 5 ficou disponível para download.

O Safari é o último dos grandes grandes navegadores a aceitar programas desenvolvidos por terceiros. Tanto no Chrome, quanto no Firefox, as extensões são muito populares, mas, por outro lado, no Internet Explorer e no Opera a funcionalidade não é muito utilizada. Por falar em Chrome, o Safari funcionará de forma parecida: os complementos serão atualizados em segundo plano, enquanto o software está operando, e serão instalados instantaneamente sem a necessidade de reiniciá-lo.

Segurança
Segundo a Apple, todas as extensões contarão com a sua “assinatura” de modo a evitar que tenham comportamento malicioso, tanto em seu funcionamento quanto em sua atualização. A companhia, no entanto, não especificou se o processo de aprovação será similar ao encontrado nos aplicativos para o iPhone.

Outro fato destacado pela empresa é que nenhum complemento terá acesso ao sistema do usuário ou se comunicará com sites – exceto aqueles determinados pelo próprio desenvolvedor do programa. Conhecido como Sandbox, o recurso é bem-vindo principalmente a usuários de Mac OS X, que, recentemente, foram avisados sobre uma falha no Safari, que permitia que hackers usassem a ferramenta de preenchimento de formulários do navegador para roubar informações do catálogo de endereços do sistema operacional.

safari4-300

Apple lançou hoje, 28/7, a nova versão do navegador Safari.

Como funciona
A instalação das extensões é bem simples. Basta clicar, no menu de opções no canto superior direito, em “Safari Extesions Gallery” e o internauta será direcionado à página dedicada a elas. Ao escolher uma, selecione “install now” (“instale agora”) e o complemento já estará funcionando. Alguns requerem algumas configurações extras, como preencher a cidade em que você mora no aplicativo de previsão do tempo ou informar os dados de sua conta no programa para twitter; nada muito trabalhoso. 

Em seu primeiro dia, a galeria já conta com pouco mais de 100 extensões – um número ridículo se comprado aos seus rivais, mas é um começo. Distribuídas em 16 categorias diferentes, muitas delas já são conhecidas de outros navegadores como o “InvisibleHand”, para compras online, o “AdBlock”, que bloqueia  anúncios e o “LastPass”, sincronizador de senhas.

É importante ressaltar que, apesar do site da Apple estar em português, o software não está disponível em nosso idioma, ao contrário de seu antecessor, o Safari 5.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail