Home > Notícias

Nova versão do Windows Blue mostra pequenas melhorias

Software “vazou” para redes de compartilhamento de arquivos nesta semana, e traz mudanças na interface e usabilidade

Daniel Ionescu, PCWorld EUA

18/04/2013 às 13h08

Foto:

Parece que a Microsoft não consegue manter a porta fechada: uma nova versão em desenvolvimento do Windows 8.1, também conhecido como Windows Blue, surgiu nesta semana em redes de compartilhamento de arquivos, e traz alguns ajustes e melhorias interessantes.

Batizada de Build 9369, a versão não traz mudanças significativas em relação à que surgiu na tela anteriormente, mas a Microsoft parece estar trabalhando em refinar a interface multitarefa, bem como em uma nova lista de apps e um gerenciador de arquivos para o SkyDrive.

Na primeira versão do Windows 8.1 a surgir na internet, vimos um novo modo para colocar dois aplicativos dividindo a tela meio-a-meio (em vez da atual proporção 25/75%). Na nova versão quando você arrasta um app para a tela surge uma “splash screen” (a mesma mostrada enquanto o app abre), o que ajuda a identificá-lo. 

Também há um aplicativo Files com o logo do SkyDrive, que funciona como um gerenciador de arquivos e permite acessar tanto os arquivos armazenados em seu HD quando no serviço online da Microsoft, embora não esteja claro se ele irá substituir o atual app do SkyDrive. Nas configurações há algumas novas opções como a possibilidade de salvar arquivos no SkyDrive por padrão, e outra para conectar o PC a um monitor sem fios.

Novidades para os usuários do mouse e teclado

Embora essas melhorias beneficiem mais os usuários de aparelhos sensíveis ao toque, a Microsoft também está trabalhando em modificações para os usuários do mouse e do teclado.

A Build 9369 tem um novo botão na àrea inferior esquerda da tela iniciar que você clicar para obter uma lista de todos os apps instalados. Ela pode ser ordenada alfabeticamente, de acordo com os apps mais usados ou os instalados recentemente, e também é possível procurar por apps. O botão Search foi modificado para incluir apps nos resultados e, ativando uma nova opção, também é possível incluir sugestões da Web.

Segundo rumores nesta semana a Microsoft estaria considerando trazer de volta o Menu Iniciar no modo Desktop, e também implementar uma opção conhecida como “boot to desktop”, para que o PC inicie automaticamente no Desktop, ignorando a nova interface. Mas nenhum destes recursos está incluo na Build 9369 do Windows 8.1.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail