Home > Notícias

Novas GPUs da NVidia para notebooks prometem desempenho 50% maior

Com tecnologia Hybrid Power, o laptop só vai utilizar a GPU dedicada quando perceber que a aplicação requer mais processamento.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

03/03/2009 às 14h03

Foto:

A NVidia anunciou nesta terça-feira (03/03), na Cebit 2009, novas GPUs séria 200M para computadores portáteis. A GTX 260M e a GTX 280M têm desempenho 50% maior que as GPU anterior (9800M).

Como as GPUs da série 9000, os novos chips também têm suporte para à linguagem CUDA, que serve para acelerar processamento de vídeo no qual uma codificação de um filme de duas horas leva 70% menos tempo em comparação quando feito sem essa tecnologia.

Além disso, há também a função PhysX, que proporciona mais realismo em jogos, pois os objetos obedecem leis da física mudando sua trajetória de acordo com intensidade de força e posição em que são tocados.

GeForce_GTX_280M_350.jpg
GTX 280M: mais potente e com uso inteligente da energia

As novas GPUs dão um grande vantagem no consumo de energia em notebooks. Usando uma técnica chamada de Hybrid Power, o laptop só vai utilizar a GPU dedicada quando perceber que a aplicação requer mais processamento. Caso contrário, apenas o o chip gráfico onboard será usado, economizando energia.

Na Cebit, fabricantes como Asus e MSI anunciaram laptops com as novas GPUs, mas sem previsão de lançamento para o Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail