Home > Notícias

Opera atualiza versões “mobile” de seu navegador

Opera Mobile agora têm suporte a câmera, HTML 5, WebGL, e Opera Mini não tem mais o limite de páginas de acesso rápido na tela inicial.

Da Redação

28/03/2012 às 13h48

Foto:

No começo deste mês, a empresa de análises StatCounter informou que pela primeira vez o navegador nativo do sistema móvel da Google, o Android, tinha ultrapassado o até então invicto Opera Mini. No que parece ser uma tentativa de retomar o posto, foi liberada uma atualização para o Opera Mini 7 e para o Opera Mobile, segundo informações do Tech Crunch.

A Opera tem versões de seu software para diversas plataformas de smartphones e também em sistemas de celulares básicos com acesso à Internet. Segundo a empresa, só o Opera Mini tem mais de 160 milhões de usuários em todo o mundo.

A tela inicial do Opera Mini agora tem uma interface mais limpa e mais fácil de personalizar: basta clicar em “Gerenciar” para adicionar ou remover as suas páginas favoritas. O limite de nove sites não existe mais. A Opera afirma que o diferencial de seu navegador em relação aos concorrentes é a tecnologia de compressão, que aumenta a velocidade de navegação em dispositivos móveis: como as páginas e imagens ficam menores, carregam mais rápido. A nova versão do aplicativo diz ser ainda mais econômica, já que comprime as páginas web em até 90%. Boa notícia para quem tem um plano de dados limitado.

Já as novidades no Opera Mobile incluem suporte à câmera e às páginas em HTML 5, por meio de sua tecnologia Ragnarök, além de suporte ao WebGL, para a exibição de gráficos em 3D, usado no desenvolvimento de games.

Apesar de ter perdido o pódio para o Android no começo do mês, o Opera Mini já é novamente o navegador mais usado do mundo, segundo a StatCounter.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail