Home > Dicas

Nove coisas úteis e divertidas para iPod e iTunes que não são da Apple

Entre elas, suporte a vários formatos de arquivo, novos menus, informações da Wikipedia e o melhor: sem cobrar nada por isso.

Por PC World/EUA

26/02/2008 às 12h23

ferramentas_apple_150.jpg
Foto:

apple_ferramenta150Os iPods são mais uma versão em miniatura de um computador do que um simples player de música. Eles possuem tela, teclas, armazenamento e sistema operacional. E assim como qualquer PC, é possível modificar o sistema, atualizar a interface e personalizar seu conteúdo.

Com alguns programas gratuitos e inofensivos é possível copiar seus DVDs para o iPod, conteúdo da internet e até levar suas músicas do player para o PC.

Confira a seleção de aplicativos da PC World. Note que a compatibilidade deles varia conforme a geração de iPod. (Caso não saiba como identificar a geração de seu dispositivo consulte este link, em inglês)

Outros destaques da PC World:
> X300, da Lenovo,  chega para brigar com o MacBook Air, da Apple
> Saiba como é o desempenho do MacBook Air nas tarefas do dia-a-dia
> 20 downloads que você não pode deixar de ter no PC
> PC do futuro: o que os designers estão preparando

E como a maioria dos iPods se comunica com uma cópia do iTunes, selecionamos algumas modificações que podem deixar o programa funcionando da maneira como você gostaria.
++++
Copie músicas do iPod para uma pasta
Compatível com: Todos os iPods

progrm_ipod_folder

iPod Folder: rompa os limites impostos pelo iTunes

Eis dois cenário possíveis: Imagine que seu PC tenha um problema no HD e que toda sua coleção de músicas desapareça. Ou ainda que você vá trocar de PC e precisa de um modo prático para transferir as músicas. O iPod Folder se aplica às duas situações.

Disponível para Windows e Mac, esse utilitário simples permite que sejam copiadas as músicas de seu iPod para uma pasta do computador. Também é possível armazenar o programa no player, tornando-o disponível sempre que precisar.

Para começar, certifique-se que seu iPod está habilitado para uso como drive externo. Para checar este detalhe acesse o iTunes, clique sobre o ícone que representa seu iPod, confira se a opção Habilite o uso como disco (Enable disk use) está selecionada.

No iPod Folder, clique no ícone do iPod e escolha a letra de drive apropriada para seu iPod, em seguida, clique na pasta e selecione o destino para as músicas. Escolha as opções que mais lhe agradarem, como Inclua a Estrutura iPod Folder ou Somente arquivos MP3 (a última é mais apropriada se você não quiser copiar arquivos AAC com proteção DRM). Clique na seta para começar a transferência.
++++
Carregue a Wikipedia com você

Compatível com: Anteriores à 5a geração (não incluindo os Nanos)

progrm_ipod_wiki

Encyclopodia: não deixe que a falta de conexão lhe impeça de encontrar as informações

Tudo o que você precisa são os e-books gratuitos da Wikipedia (em Inglês, Alemão e Italiano), do visualizador gratuito da Encyclopodia e de um iPod anterior à 5a geração (sem incluir os Nanos). Os usuários de iPhones e iPod Touchs podem acessar a Wikipedia real por seus browsers.

Revitalize seu iPod com Rockbox
Compatível com: Todos os iPods

progrm_ipod_rockbox

Rockbox: firmware adiciona uma nova interface e funcionalidades a seu iPod

Com anos no mercado, o firmware open-source (código aberto) Rockbox transforma seu iPod em uma estação de áudio customizável, que pode editar playlists, normalizar o volume de faixas e executar qualquer formato de áudio.

O programa possui um equalizador de cinco canais, fontes e temas, relógio em tempo real, além de jogos e outras aplicações.

Outros destaques da PC World:
> X300, da Lenovo,  chega para brigar com o MacBook Air, da Apple
> Saiba como é o desempenho do MacBook Air nas tarefas do dia-a-dia
> 20 downloads que você não pode deixar de ter no PC
> PC do futuro: o que os designers estão preparando

Antes de instalar o Rockbox, que pode ser uma operação difícil, tenha em mente que as novas funcionalidades terão um preço, ao menos temporário. Será necessário trocar a interface amigável do iPod por uma aparência Linux.
++++
Navegar no Rockbox é um tanto estranho no começo, não reconhecendo músicas, vídeos ou audiolivros adquiridos pelo iTunes. E ainda, os fóruns contém posts assustadores como “O Rockbox arruinou meu iPod!”. Nos testes, entretanto, o Rockbox provou ser divertido e fácil de ser revertido.

Comece com o manual para o modelo de seu iPod. A seguir um exemplo para um iPod de 5a geração e um PC.

Faça o download da última versão do Rockbox Utility, conecte seu iPod (habilitando o uso de disco), selecione a letra do drive de seu player e rode o Complete Installation na aba Quick Start.

progrm_ipod_rockbox_theme

A seu gosto: selecione um tema que lhe agrade e mude o visual do iPod

Siga os passos, selecione e instale os temas desejados, até o ponto em que o utilitário irá travar. Mas não se preocupe. Essa é a maneira de o Rockbox lhe dizer que a instalação está quase concluída.

Sua tarefa final é instalar o Rockbox bootloader, por um pequeno utilitário chamado iPodPatcher. Após rodar o utilitário, seu iPod deve reiniciar e ativar a firmware do Rockbox. Se isso não acontecer, reinicie seu iPod pressionando os botões Select e Menu simultaneamente por alguns segundos.

O Rockbox não altera permanentemente seu iPod. Para reverter para a firmware original, simplesmente reinicie o iPod e ative o Hold. A maioria dos iPods pode ser reiniciado segurando o botão Menu e o centro ao mesmo tempo por alguns segundos.
++++
Escute suas músicas no chuveiro

Compatível com: Maioria dos iPods

progrm_ipod_teardrop

No chuveiro: alto-falante TearDrop permite que você escute músicas sem molhar o iPod

Surf e areia não combinam muito com iPods, o que explica o apelo do TearDrop iPod Water Resistant Bathroom Speaker. Compatível com a maioria dos modelos de iPod, qualquer um com dimensões que não ultrapassem 2,5 por 4,5 por 0,8 polegadas, o aparato é indicado para cozinhas, praias, banheiros e até chuveiros.

Para trocar de música ou aumentar o volume é necessário abrir o dispositivo e fazer a alteração manualmente. O TearDrop custa 58 dólares.
++++
Dê um toque de iPod Touch a seu iPod Video

Compatível com: 5a geração e iPods Video anteriores

Se você adora seu iPod Video, mas inveja a nova interface do Classic ou Touch, faça uma mudança em seu menu. Duas ferramentas dão uma cara de Classic ou Touch a seu iPod Video.

progrm_ipod_touch


Quero ser Touch: modifique a interface do iPod com o Touch Hack 2.0

O Classic Hack traz a interface do iPod Classic, com seleções de menu na esquerda e um mini “Now Playing” à direita. Também atualiza o tradicional Now Playing para a interface nova.

As mudanças do Touch Hack 2.0 são ainda mais dramáticas. Os menus e ícones do Touch são adicionados.

Para instalar o Touch Hack (os dois programas possuem processos similares), modifique seu iPod para que somente as opções Music, Photos, Videos, Extras e Settings apareçam no menu. Para se certificar que o iTunes não está funcionando, ejete o iPod, feche o iTunes mas mantenha o cabo conectado.

++++

progrm_ipod_wizard

iPod Wizard: utilize o programa para instalar e remover o Classic Hack ou o Touch hack 2.0

Baixe e descompacte o programa, e depois faça o download gratuito do iPodWizard para carregar firmware de terceiros no iPod. Rode o programa, mude o Edit Mode para Firmware File, clique Open Firmware e selecione o arquivo que você baixou da firmware do Touch.

Aguarde que o computador o reconheça novamente e clique novamente em ejetar. Após esses procedimentos a instalação está completa.

Clique em Write to iPod, espere alguns segundos o término do processo e clique no botão ejetar. O iPod deverá reiniciar automaticamente. Se algo der errado, basta clicar em Downgrade Firmware no iPod Wizard para reverter todo o processo.
++++
Envie DVDs para seu iPod

Compatível com: Todos os iPod com capacidade de vídeo

progrm_ipod_handbrake

HandBRake: cope filmes em DVD para seu iPod

Disponível para sistemas Windows, Mac e Linux o open-source HandBrake converte DVDs para arquivos MP4 compatíveis com o iPod.

Em alguns DVDs, o HandBrake não consegue transpor o processo de decodificação presente na maioria dos filmes de Hollywood. Alguns utilitários, como o DVD43 podem decodificar os DVDs.

Após instalar o DVD43 ou um utilitário similar, rode o HandBrake, clique em Show Presets e escolha o iPhone, iPod Touch, iPod High-Rez ou iPod Low-Rez.

Insira o DVD no computador e aguarde até que seu sistema o reconheça, depois clique no botão Browse na seção Source. Navegue até a pasta Video-TS do DVD e clique OK. Em seguida escolha um destino para o arquivo (uma escolha lógica seria sua pasta do iTunes).

Finalmente, clique em Encode Video e espere. Mesmo em computadores muito rápidos, o processo de copiar um DVD pode levar várias horas. Quando o processo terminar, copie o novo vídeo para seu iPod como seria feito com qualquer outro vídeo.
++++
Converta audiolivros em MP3 para o formato iPod

Compatível com: Todos os iPods

progrm_ipod_audiobook

Audio Book Converter: ouça seus livros em MP3 no iPod

Se você possui os audiolivros salvos como arquivos MP3, o iPod Audio Book Converter irá transformá-los em arquivos compatíveis com o iPod e que mostram a página em que você esteve por último.

O conversor também funciona para músicas em MP3. Quando um arquivo convertido é executado, o iPod permite o ajuste da velocidade de playback, da mesma maneira que pode ser feita com audiolivros comprados na iTunes Store. O programa só é compatível com Windows.
++++
Monitore sua pasta de música automaticamente

Compatível com: iTunes

Sete versões e o iTunes ainda não consegue monitorar automaticamente pastas e novas músicas. O software não possui a habilidade presente em quase todos os outros players, forçando a seleção de arquivos manualmente.

progrm_ipod_folder_watch

iTunes Folder Watch: torne o iTunes mais esperto, monitorando suas pastas

O programa gratuito iTunes Folder Watch, disponível para Windows, monitora pastas designadas e adiciona qualquer música nova à sua biblioteca do iTunes.

Instale o programa e siga os passos Start, iTunes Folder Watch (iTFW), iTunes Folder Watch (Background Mon-itoring). Essa série de comandos irá executar o iTunes, criar uma lista iTFW New Tracks, e adicionar um novo ícone ao seu sistema.

Com um clique direito sobre ele e depois em Open e adicione uma ou mais pastas para monitorar. Você verá as novas músicas na aba New Tracks. Mais um clique sobre elas e serão enviadas automaticamente para o iTunes. Depois você pode enviá-las da lista New Tracks para qualquer lista que desejar.
++++
Sincronize o iTunes com seu player comum

Compatível com: Quaisquer players que possuam letras de unidade

progrm_ipod_itunessync

Disponibilidade: tenha sua biblioteca em qualquer player

A Apple projetou o iTunes para funcionar somente com iPods, mas o iTunes Sync permite que você transfira arquivos e listas para quase todos os players.

Após instalar o iTunes Sync, conecte seu player e abra o iTunes. Dê um clique direito no ícone do iTunes Sync e escolha Configure MP3 Players. Clique no botão Add, dê um nome e selecione a pasta do MP3 para sincronizar os arquivos.

Essa funcionalidade é compatível também com alguns celulares, como o BlackBerry Pearl, o Creative Zen Stone e o Motorola V3.

Após selecionar a pasta desejada para sincronia no seu player, escolha a estrutura de pasta (indicando como você deseja que as músicas sejam organizadas) e a lista do iTunes que você deseja copiar. Para mais de uma lista, use o iTunes smart playlist para criar uma nova lista com as que você deseja enviar e a selecione.

Após as seleções, feche a janela de configuração, clique com o botão direito no iTunes Sync e escolha Syncronize MP3 Player.

Outros destaques da PC World:
> X300, da Lenovo,  chega para brigar com o MacBook Air, da Apple
> Saiba como é o desempenho do MacBook Air nas tarefas do dia-a-dia
> 20 downloads que você não pode deixar de ter no PC
> PC do futuro: o que os designers estão preparando

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail