Home > Notícias

Novo aplicativo de roteiros para iPad faz sucesso em Hollywood

Já disponível na App Store, Final Draft Writer agradou roteiristas de filmes e seriados por seus recursos. Software custa 30 dólares até outubro.

Macworld / EUA

30/08/2012 às 16h27

Foto:

Roteiristas e escritores de peças esperaram um bom tempo por uma versão para iPad do programa para roteiros Final Draft Writer. Mais de dois anos após a chegada do primeiro tablet da Apple, os profissionais da área possuem uma maneira oficial para trabalhar com seus arquivos do Final Draft 8 diretamente no iPad.

E, pelo visto, os especialistas tem aprovado o aplicativo. “Em meus testes limitados, ele parece promissor”, afirmou o roteirista John August, responsável por filmes como “Peixe Grande” e “Frankenweenie”, ambos de Tim Burton. 

“O Final Draft Writer é um aplicativo profissional para roteiristas que precisam de ferramentas especializadas de produção como revisões coloridas e páginas A/B travadas. Isso com certeza vale 30 dólares para escritores que precisam disso. Especialmente quando você considera que a versão para Mac custa 199 dólares.

Realmente, o programa para iPad possui alguns recursos legais: é possível abrir qualquer script do Final Draft 8 no app; criar novos Roteiros de Filmes, Cinema e Teatro; escanear por roteiros automaticamente paginados; usar o sistema SmartType para preencher automaticamente nomes de personagens e cabeçalhos de cenas; visualizar informações de elenco, cena e localização; páginas de segurança; visualizar e alterar revisões; e mais.

finaldraftipad01.png

 

É improvável que o Final Draft Writer substitua totalmente o trabalho feito pelos roteiristas em um computador – afinal de contas, mesmo com teclados Bluetooth e de cases melhorando a experiência de digitação no iPad, ainda é menos conveniente digitar no aparelho iOS do que em um notebook. 

Dito isso,  o roteirista das séries Mermates e The Common Cult (para web), se mostrou intrigado com o aplicativo. “Adoro a ideia de estar no set, e rapidamente fazer mudanças no script aqui e ali sem precisar carregar um notebook pesado – ou ao menos poder trabalhar em um roteiro que está no meu computador em casa. Definitivamente útil para leituras em casas, para fazer mudanças na hora enquanto a ideia está fresca na minha cabeça.”

Atualmente, o Final Draft está à venda por 30 dólares, mas esse valor vai subir para 50 dólares em 1/10. 

Final Draft Writer - Final Draft, Inc.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail