Home > Notícias

Novo app leva interface do Windows 8 para o iPad

Já disponível na App Store, aplicativo da Splashtop recria interface Metro no tablet da Apple; programa custa US$25 e exige versão preview do sistema no computador

PC World / EUA

13/04/2012 às 15h43

Foto:

Se você quer experimentar um pouco do Windows 8 para tablets, precisa conhecer um novo app para iPad promete simular a interface Metro no aparelho da Apple. Chamado de Win8 Metro Testbed (US$25), o aplicativo é uma criação da Splashtop, mais conhecida por seus apps de acesso remoto para iOS e Android.

Antes de baixar o app, você vai precisar da versão preview do Windows 8 rodando em seu computador (baixe-a aqui) e instalar um pequeno arquivo de streaming da fabricante. Uma vez que tiver feito isso, instale o Win8 Metro no seu iPad, e o app basicamente fará streaming do Windows 8 para o seu tablete via Wi-Fi a 60 frames por segundo – o que é uma taxa bem suave de transmissão.

O app usa gestos nativos de toque dos tablets Windows 8, como deslizar o dedo da esquerda para a direita para mudar entre apps, deslizar da direita para revelar o menu Charms (opções) ou descer o dedo da parte superior para fechar um programa. Deslizar o dedo da esquerda para direita no navegador Internet Explorer fará uma mudança entre as páginas, e quando você desliza lentamente a partir da esquerda, o recurso “snapping” é habilitado, o que te permite rodar dois apps lado a lado.

windows8ipad0

Como os tablets Windows 8 ainda não estão disponíveis no mercado, existem, obviamente, algumas limitações do Win8 Metro para iPad. Entre elas, a falta de suporte para câmera. Mas a principal é que, enquanto está conectado, a tela do desktop se ajusta para a resoluçãoo nativa do iPad 2, de 1024x768 pixels. Apesar de essa ser a resolução mínima para os apps Metro, ela não suporta rodar os apps lado a lado, a não ser que você use a resolução de 1366x768 pixels, o que cria barras pretas na parte superior e inferior da tela.

Se você está muito ansioso pelo Windows 8 e tem um iPad, 25 dólares (depois o preço sobe para 50 dólares) é um preço até que razoável para ter um gosto dos apps Metro antes de todo mundo. Mas o aplicativo provavelmente será mais eficiente para desenvolvedores que estão trabalhando em apps Windows 8 e querem testá-los em um tablet, uma vez que ainda não podem comprar um aparelho com Windows 8.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail