Home > Notícias

Novo app para iPhone promete melhorar sonhos dos usuários

Criado por professor universitário, Dream:ON promete tornar sonhos mais agradáveis por meio de sons relaxantes durante o sono; usuários precisam relatar sonhos

Da Redação

10/04/2012 às 17h02

Foto:

Que tal usar o iPhone para literalmente melhorar os seus sonhos? Pois é exatamente isso que promete o aplicativo Dream:ON, criado pelo professor Richard Wiseman com a desenvolvedora Yuza com a intenção de transformar seu smartphone em uma “fábrica de sonhos”. As informações são do jornal inglês The Guardian.

Já disponível na App Store, o software funciona de maneira simples. O iPhone precisa ser colocado na cama, ao lado do usuário, para que o app detecte quando a pessoa não está se mexendo, o que significa o estado do sonho. Feito isso, o programa reproduz uma espécie de trilha (“soundscape”) cuidadosamente criada para evocar cenas agradáveis, como andar por uma floresta ou ficar deitado na praia.

Como explica o Guardian, a ideia por trás do app é que esses sons influenciem o sonho da pessoa, fazendo com que ela crie situações e experiências a partir dessa trilha que toca enquanto ela dorme. Ao final do sonho, o sonhador é acordado por um despertador e precisa então escrever uma breve descrição do que acabou de sonhar – esses dados são adicionados a uma espécie de base de dados.

dreamoniphone01

App para iPhone toca sons relaxantes para melhorar sonhos dos usuários

“Ter uma boa noite de sono e sonhos agradáveis melhora a produtividade das pessoas, e é essencial para o bem-estar físico e psicológico”, explica o professor Wiseman, da universidade de Hertfordshire, que espera que cerca de 10 mil pessoas tomem parte no seu estudo. Os participantes serão encorajados a compartilharem seus sonhos no Facebook e Twitter.

Ele lembra ainda que pessoas com depressão sonham muito mais do que as outras, e geralmente com coisas negativas. “Talvez melhorar os sonhos delas possa ajudá-las”, explica.

Vale lembrar que o app gratuito traz duas trilhas embutidas e mais um alarme completo. Outras opções de sons para acompanhar os sonhos podem ser compradas dentro do próprio app por um dólar cada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail