Home > Notícias

Novo app permite ao usuário declarar IR 2013 pelo iPhone e iPad

Receita Federal anunciou nesta segunda que usuários iOS e Android poderão usar app para fazer declaração de pessoa física. Processo tem restrições.

Da Redação*

01/04/2013 às 13h06

Foto:

A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira, 1/4, que os contribuintes já podem realiza a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) por meio de um aplicativo para smartphones e tablets.

De acordo com a Agência Brasil, o aplicativo chamado m-IRPF está disponível para os sistemas iOS, da Apple (link para download), e Android, do Google, e pode ser usado por pessoas físicas que morem no Brasil.

Como trata-se da primeira vez que essa alternativa está disponível, a novidade chega com algumas limitações. Não poderão usar o aplicativo mobile para declarar o IR2013 as pessoas que realizam financiamento de imóveis, profissionais liberais, contribuintes que receberam rendimentos de pessoa física do exterior, e quem teve ganho de capital com ações, entre outros.

Apesar dessas restrições, a Receita espera que cerca de 5 milhões de usuários utilizem o novo método neste ano.

pessoafisicaappios01.jpg

Para quem não puder usar essa nova modalidade via smartphones e tablets, é possível realizar a declaração do IR 2013 com o software da Receita para diversos sistemas, incluindo Mac OS X, Windows e Linux.

O prazo para a entrega da declaração do IR 2013 é o próximo dia 30 de abril.

*com informações da Agência Brasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail