Home > Notícias

Novo beta do Opera inclui mais recursos do HTML5

A versão 10.6 do navegador também incluirá o novo formato de vídeo da Google, o WebM

IDG News Service

16/06/2010 às 12h49

Foto:

A nova versão do navegador Opera, que terá suporte a mais recursos HTML5, já está disponível para testes, segundo anunciou a companhia nesta quarta-feira (16/6).

A polêmica em torno do HTML5 está crescendo, mas o padrão também tem potencial para mudar a forma como a Internet é utilizada. Significa um grande passo em transformar o navegador e a web em uma plataforma para aplicativos, segundo o vice-presidente de produtos da Opera, Jan Standal.

A integração do HTML5 é, assim como a linguagem, um trabalho em progresso. Na versão 10.6, a empresa ampliou os recursos de vídeo do navegador adicionando o formato de arquivos WebM, anunciado pela Google no mês passado. A Mozilla, Adobe, Opera e mais de 40 fabricantes apoiam o padrão, segundo o site do projeto. O formato está indo bem no mercado, diz Standal.

A Opera também adicionou o AppCache, que é um dos componentes que permitirá a execução de aplicações web em modo offline, segundo Standal. O AppCache possibilita o armazenamento de mais dados pelo navegador, algo que também acelerará o acesso às páginas da web.

Além dessas melhorias em relação às melhorias com o HTML5, a Opera também integrou o API de localização geográfica, que é desenvolvido pela W3C, e o Web Workers, desenvolvido pelo Web Hypertext Application Technology Working Group (WHATWG).

Essa interface visa a oferecer aos desenvolvedores um modo uniforme de construir aplicativos para a web cientes da localização do usuário. A API pode ser utilizada para marcar o local do usuário ou oferecer resultados de busca mais relevantes, segundo Standal. Já o Web Workers permitirá que o navegador trabalhe operações de uso intenso do processador, incluindo edições de imagem e games, sem reduzir o desempenho.

A nova versão de testes pode ser encontrada no site oficial da Opera e, de acordo com Standal, o lançamento oficial será durante as próximas semanas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail