Home > Notícias

Novo bug faz iTunes “censurar” letras de músicas

De acordo com site especializado, problema fez com que Apple cortasse letras de pelo menos quatro faixas de rappers; companhia já estaria trabalhando em solução

Macworld / Reino Unido

06/02/2012 às 10h56

Foto:

Letras explícitas podem não te incomodar, mas no momento elas são um problema para o serviço iTunes Match, da Apple.

Quando os usuários tentam baixar de novo determinadas músicas contendo letras explícitas por meio do iTunes Match, um bug faz com que o serviço baixe uma versão censurada da música. O site Cult of Mac confirmou quatro faixas que estão sendo “limpas”, como “Hell of a Life” e “Power” de Kany West, “Can I Live” de Jay Z, e “Jack N The Box”, de Ice Cube – todas de rappers americanos.

A Apple tem investigado o assunto e está trabalhando em uma solução há algumas semanas, quando um leitor do 9to5Mac informou o problema para o vice-presidente sênior de serviços e softares na Internet, Eddy Cue. Até o momento, nenhum patch foi liberado.

O iTunes Match faz uma verificação na biblioteca de músicas do usuário, combinando faixas com cópias do iTunes que o usuário pode baixar novamente em outros aparelhos. O problema, em alguns casos, é que o iTunes Match não consegue distinguir entre versões “limpas” e explícitas da mesma canção, por isso está adotando como padrão a versão "limpa" quando o usuário faz um novo download dessa música pelo iTunes.

O assunto lembra um caso recente em que o assistente controlado por voz Siri (exclusivo do iPhone 4S) foi criticado por se recusar a informar clínicas de aborto próximas de um usuário nos EUA. No final das contas, esse caso também foi causado por um bug do software, mas acabou dando à Apple o estereótipo de empresa que censura qualquer conteúdo que possa ser considerado ofensivo. Anteriormente, a companhia já retirou da App Store aplicativos que faziam piadas com políticos e figuras famosas, por exemplo.

Leia também:

- Como resolver erros na importação de músicas para o iTunes Match

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail