Home > Notícias

Novo chip A6 do iPhone 5 é dual-core, afirma analista

Segundo especialistas da Nomura Equity Research, processador do novo smartphone é um Cortex-A15. Apple diz que chip é duas vezes mais rápido que anterior A5.

Macworld / Reino Unido

14/09/2012 às 13h35

Foto:

Apesar de a Apple não especificar quantos núcleos estão presentes no chip A6, um grup de analistas da Nomura Equity Research afirma que o processador do novo iPhone 5 traz um chip dual-core Cortex-A15.

O processador A6, assim como os anteriores da mesma série, é produzido para a Apple pela Samsung por meio do processo HKMG de 32 nanômetros.

O Cortex-A15 vem da concessora de propriedade intelectual ARM Holdings que tem sede em Cambridge, no Reino Unido. Esse é o processador de maior performance da empresa, segundo o relatório. O produto oferece uma frequência de 2GHz que teria o dobro do desempenho do modelo anterior  Cortex-A9 de 1.5GHz, baseado em Exynos. De acordo com uma reportagem do EE Times, os processadores de aparelhos móveis normalmente rodam em frequências de até 1.5GHz.

iphone5handson01

A Apple é uma das primeiras empresas a utilizar um processador baseado no Cortex-A15, segundo a reportagem. 

Ao anunciar o iPhone 5, a Apple afirmou que o processador A6 fornece desempenho de CPU e gráfico duas vezes melhor do que o anterior A5 presente no iPhone 4S.

Existem rumores de que a Apple vai encerrar sua relação com a Samsung após a disputa por patentes entre as empresas que rodou o mundo. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail