Home > Notícias

Novo chip da Intel pode melhorar reprodução de conteúdo web nas TVs

Processador CE4100 será usado em TVs ou set-top boxes para reproduzir vídeos online, gráficos em 3D e widgets de conteúdo.

IDG News Service/EUA

25/09/2009 às 16h43

Foto:

A Intel anunciou um pacote de chips integrados, de codinome Sodaville, para rodar aplicações de vídeo e internet em televisões. O pacote contém um processador baseado na arquitetura Atom, já usada em pequenos computadores portáteis.

Segundo a fabricante informou, chips Sodaville têm poder de processamento e componentes de áudio e vídeo necessários para rodar aplicativos para gráficos em 3D e vídeo em alta definição.

O processador CE4100 pode atingir velocidade de até 1,2 GHz, possui dispositivos que processam informações gráficas e controla a exibição de conteúdo visual.

A Intel vem trabalhando com a Adobe para adaptar o Flash Player 10 para o chip, algo que ajudará a execução de conteúdos web, principalmente vídeos do YouTube, diretamente em TVs. O suporte ao Flash Player 10 acontecerá na primeira metade de 2010.

O lançamento do chip é mais um esforço da fabricante de microprocessadores em integrar a experiência de internet com a visualização de TV. Protótipos da Intel mostram que a ideia é ter TVs capazer de rodar pequenos aplicativos que permitam aos espectadores conversarem com amigos em tempo real ou comprarem produtos anunciados na TV.

A empresa fechou parceria com o Yahoo pela TV Widgets, oferecendo aplicativos de fontes como Cisco Systems, BBC, CBS, Netflix e CinemaNow diretamente na tela. O MySpace também já demonstrou um aplicativo para que usuários possam trocar mensagens e ver fotos na TV.

A Intel não comentou quando estarão disponíveis ou quanto custarão os primeiros aparelhos a usarem o chip.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail