Novo curativo inteligente muda de cor ao diagnosticar infecção

A cor é alterada de verde para amarelo

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/novo-curativo-inteligente-muda-de-cor-ao-diagnosticar-infeccao/
Clique para copiar

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências desenvolveram um novo curativo que é capaz de mudar de cor quando detecta alguma bactéria prejudicial à saúde. Basta colocá-lo sobre o local machucado e aguardar a alteração para descobrir se há alguma infecção.

De acordo com o artigo publicado na ACS Central Science, a equipe de especialistas usa a variação de acidez da região afetada para descobrir se existe contaminação por alguma bactéria. Assim, o “band-aid” entende que o PH da área afetada está diferente do normal e muda de cor.

Originalmente, a bandagem é verde, mas se detectar algum problema a cor vai mudar gradativamente para amarelo. Ou seja, quanto mais amarelado, mais infectado está o local do machucado. Assim que entender o problema, o curativo libera uma pequena dosagem de antibióticos para tratar a infecção.

Caso seja uma bactéria super resistente, a cor vai mudar de amarelo para vermelho. Assim, é avisado que o tratamento não está sendo efetivo naquele local.

“Este trabalho desenvolve um novo caminho para o uso racional de antibióticos. Dado o baixo custo e a fácil operação desta tecnologia, ele pode ser desenvolvido para aplicações práticas”, a equipe de cientistas revelou.

Atualmente, o “band-aid tecnológico” está sendo testado apenas em ratos de laboratório infectados com a bactéria E. coli. Contudo, os testes apresentaram cicatrizações mais rápidas com o uso do curativo.

Fonte: Daily Mail

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site