Home > Notícias

Novo Eee PC 901, da Asus, vem com processador Atom da Intel

Portátil tem tela de 8.9 polegadas, memória de 1 Gigabyte, versões em Windows XP ou Linux e processador Atom de 1.6 GHz.

IDG News Service/Cingapura

02/06/2008 às 9h40

Foto:

destaque_88A Asustek Computer apresentou nesta segunda-feira (02/06), uma prévia do Eee PC 901, a próxima versão de sua linha de laptops ultraportáteis baseada no novo processador Atom, da Intel.

O Eee PC 901 está em exibição na WiMax Expo, evento realizado paralelamente à feira Computex, esta semana, em Taipé. O laptop deve ser lançado oficialmente na terça-feira (03/06), quando a Intel anuncia a versão Diamondville do chip Atom.

Veja também:
> Fotos: conheça o Eee PC 901
> Ultraportáteis conquistam brasileiros
> Fotos: veja e compare ultraportáteis
> Laptop de 100 dólares x Classmate
> Veja o laptop de 100 dólares em ação
> Conheça o Positivo Mobo
> Imagens do Eee PC

Baseado em um processador Atom de 1.6 GHz, o Eee PC 901 conta com uma tela de 8.9 polegadas, memória de 1 Gigabyte e cartão de memória, sendo oferecido com sistema operacional Windows XP ou Linux. A versão com Linux conta com drive em estado sólido (SSD) de 20 Gigabytes, enquanto a versão com Windows possui SSD de 12 GB.

Wi-Fi e Bluetooth são funções padrão no Eee PC 901, que também contará com uma versão para WiMax. Com opções de cases em preto e branco, o laptop de 1,14 quilo, que estava em exibição, tem bateria com autonomia de quatro a seis horas, de acordo com a Asustek. O preço não foi divulgado.
++++
Com o lançamento de mais um integrante na linha Eee PC, a taiwanesa Asustek espera dobrar as vendas de laptops de baixo custo em relação ao ano passado, atingindo cerca de 10 milhões de unidades, este ano, disse um executivo da empresa nesta segunda-feira.

Para atingir sua meta, a Asustek deve enfrentar novos concorrentes no mercado, incluindo o ultraportátil G10IL, da Elitegroup Computer Systems, e o Wind, da Micro-Star International, que acessa a internet via redes de telefonia móvel, além de uma promessa da Acer que também sinaliza sua entrada neste segmento.

A crescente demanda por laptops ultraportáteis, especialmente na Europa e na Ásia, deve elevar as vendas globais destas máquinas para um total de 20 milhões a 30 milhões de unidades até 2009, afirmou Jerry Shen, CEO da Asustek, em uma conferência hoje.

Na avaliação do executivo, a maioria dos usuários ainda prefere laptops com telas de 15 polegadas, enquanto o segmento de ultraportáteis conta com telas de 7 a 10 polegadas. Cerca de 50% do mercado global de laptops se baseia em máquinas com telas de 15 polegadas, disse Shen, enquanto máquinas de 17 polegadas representam 20% do mercado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail