Home > Notícias

Novo Flash Player beta acelera o vídeo no Mac

Após carta polêmica de Jobs, Adobe lança programa, a partir de ferramentas de desenvolvimento oferecidas pela Apple

Macworld / EUA

29/04/2010 às 17h00

Foto:

Steve Jobs pode ter acabado de fazer críticas públicas sobre o Flash no iPhone ou iPad. Mas isso não impediu a Adobe de fazer alguns progressos na área dos Macs. Utilizando novas ferramentas de desenvolvimento recém-lançadas pela Apple, a Adobe criou um novo Flash Player beta (versão em fase de desenvolvimento e testes) que deve melhorar o desempenho do plug-in – mas apenas se você estiver usando um Mac bem recente.

Na última semana, a Apple liberou o acesso de desenvolvedores a recursos de decodificação de vídeos das placas aceleradoras em Macs mais novos. Isso significa que programas como Flash Player finalmente vão rarar de sobrecarregar a CPU ao reproduzir vídeos H.264 baseados em Flash, transferindo a tarefa para a aceleradora gráfica, o que deve fazer com que seu Mac fique mais "tranquilo" e seus ventiladores fiquem desligados.

Entre os Macs que suportam esses desenvolvimentos estão os MacBooks entregues após 21/1/09, Mac minis entregues após 3/3/09, e MacBook Pros entregues após 14/10/08. No entanto, fique atento, pois no MacBook 2009 com duas placas de vídeo 9400M e 9600M, a Adobe apenas lista a aceleradora integrada 9400M como suportado pelo Flash Player beta. Mas o laboratório está realizando alguns testes e informa que a placa mais poderosa, 9600M, também é suportada. Os outros modelos suportados nos mais recentes MacBooks 2010 são a GeForce 320M e 330M. Todos os outros usuários de Mac irão experimentar ruídos do ventilador e – para os portáteis – vida da bateria diminuída até sob uso moderado do Flash. 

Enquanto ainda não se sabe quando a Adobe irá incorporar esses novos recursos de decodificação de vídeo em uma versão oficial do Flash Player, um FAQ (documento com as Perguntas Mais Comuns) da página do beta afirma que a companhia terá de esperar uma atualização, que será lançada após o  muito falado update do Flash Player 10.1, que está agendado para o primeiro semestre de 2010.

Em sua recém-publicada carta, entitulada “Toughts on Flash” (Pensamentos sobre Flash”), Jobs brincou que a Apple não está fazendo esforço para o Flash funcionar ao menos de forma decente em aparelhos móveis. Mas para o Mac, a Adobe certamente merece créditos, por adotar essas novas ferramentas e entregar uma nova versão beta do Flash Player tão rapidamente. Será preciso esperar para saber se Jobs está certo ao declarar que o Flash é um artefato “do passado”, em favor do HTML5 e outros novos padrões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail