Home > Notícias

Novo golpe no Facebook promete cartão de compras da loja da Apple

Phishing na rede social pede que usuários respondam pesquisa e publiquem mensagem em mural; especialista aconselha internautas a apagarem referências sobre esquema

Macworld / Reino Unido

05/07/2011 às 10h53

Foto:

Se você encontra uam mensagem no Facebook oferecendo um Giftcard do iTunes de 25 dólares (para compras na loja online da Apple) em troca de responder uma pesquisa, ignore-o, pois trata-se de um phishig scam (golpe virtual).

Pesquisadores de segurança da Sophos avisam que pessoas por trás desses golpes ganham dinheiro a partir de cada pesquisa completada, mas não há nenhuma chance de os usuários que a responderam ganhar o prêmio prometido. “Os golpistas ganham comissão para cada pesquisa que eles enganam as pessoas a responderem – e suas chances de receber um iTunes Giftcard são praticamente zero”, explica o pesquisador da empresa, Graham Cluley.

E se você clicar no link, ele irá te levar para uma página que o obriga a compartilhar a mensagem com seus amigos antes que você possa avançar para a próxima etapa. Isso significa que a mesma mensagem será postada em seu mural, onde estará visível para todos os seus amigos. E se algum dos seus amigos for enganado pelo mesmo golpe, a mensagem aparecerá no mural deles, espalhando ainda mais o golpe.

“É claro que, se você caiu nesse golpe, é uma boa ideia remover todas as referências sobre ele de sua página no Facebook e avisar seus amigos para não clicarem nele”, lembra Cluley.

itunesscam01.jpg

Golpe no Facebook promete crédito de US$ 25 na loja online da Apple

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail