Home > Notícias

Novo Intel SSD 660p leva QLC NAND aos consumidores finais

Fabricante também anunciou um SSD com QLC PCIe 3D NAND voltado para data centers e com capacidades de até 8TB.

Da Redação

10/08/2018 às 10h20

inteloptaneqlc_625.jpg
Foto:

A Intel anunciou nesta semana novas soluções de armazenamento em SSD baseadas na sua tecnologia QLC (Quad-Level Cell) 3D NAND. Enquanto o Intel SSD 660p é voltado para usuários finais, o SSD D5-P4320 é focado em data centers. 

 Esses são os primeiros modelos QLC PCIe 3D NAND para esses públicos, conforme a fabricante, que destaca que eles são capazes de substituir unidades de disco rígido.

Por enquanto, o 660p oferece capacidade de armazenamento de até 2TB, enquanto que o P4320 tem um limite de 8TB – mas a empresa promete capacidades maiores para o futuro (sem especificar para quanto nem quando, no entanto).

QLC e Optane

Em seu comunicado sobre os produtos, a Intel destaca ainda as possibilidades trazidas pelo uso em conjunto da tecnologia QLC PCIe 3D NAND com o seu acelerador de sistemas Optane, especialmente em empresas.

Segundo a fabricante, o uso de ambos permite um acesso mais rápido aos dados usados com maior frequência pelo usuário, além de explorar a tecnologia flash oferecida nos discos rígidos para armazenamento de grandes volumes de informações.

“A Intel Optane e a QLC 3D NAND garantem a arquitetos de sistemas computacionais e de armazenamento e também a desenvolvedores o poder de acessar dados essenciais onde e quando eles precisarem. As duas tecnologias reduzem a distância existente entre a busca e o recebimento dos dados necessários para realizarem suas tarefas”, destaca o VP sêneior e gerente geral do Grupo de Soluções de Memórias Não Voláteis da Intel, Rob Crooke.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail