Home > Notícias

Novo iPad: Apple atualiza apps com melhorias e suporte para Tela Retina

Lista de updates da companhia inclui iBooks, Remote, Find My Friends, Find My iPhone e iTunes U; programa iBooks Author também recebeu atualização

Macworld / EUA

09/03/2012 às 12h02

Foto:

Outros apps iOS ficaram com toda a glória e as manchetes na última quarta-feira, 7/3, mas os esforços de atualizações da Apple não acabaram com o GarageBand, o iMovie, e a versão mobile do pacote iWork. Enquanto estava publicamente falando sobre as maravilhas do iPhoto, a companhia liberou silenciosamente updates menores para cinco outros apps iOS para deixá-los prontos para o lançamento do iPad na próxima semana nos EUA e em outros países – nenhuma previsão para o Brasil, por enquanto.

As últimas versões do iBooks, Remote, Find My Friends, Find My iPhone, e iTunes U adicionam suporte para a Tela Retina. Claramente, essa mudança foi feita pela Apple com um olho na chegada em 16/3 do novo iPad e sua tela melhorada, com resolução de 2048x1536 pixels. Claramente, a Apple quer que seus aplicativos tirem vantagem dessa novidade, seja para ler um livro eletrônico ou localizar seu aparelho iOS, entre outras tarefas. 

Além do suporte para Tela Retina, o iBooks 2.1 traz as mudanças mais significativas. A atualização para o app de e-books da Apple adiciona a habilidade de usar seu dedo como um marcador enquanto passa a mão pelo texto – não apenas em e-books otimizados, mas também em livros eletrônicos padrão. Além disso, agora você também pode buscar pelo número de uma página para pular diretamente para essa página com apenas um toque, de acordo o comunicado da Apple. O app ainda promete melhorias de performance e estabilidade (não especificadas).

Leia também:

- Primeiras impressões: colocamos as mãos no novo iPad

- Será que a vale pena comprar o novo iPad?

- Opinião: novo iPad decepciona e faz pensar em quem manda na Apple

novoipad_390.jpg

Tela Retina de altíssima resolução é um dos destaques do novo iPad

O Remote, app da Apple para transformar seu aparelho iOS em um controle remoto, também adiciona um recurso adicional além do suporte para Tela Retina. A versão 2.3 do software agora suporta o serviço baseado na nuvem iTunes Match na sua Apple TV. Apesar de não ter sido especificado no comunicado da Apple, a listagem Músicas do app agora mostra um index de letras no lado direito, permitindo que você pule facilmente para faixas que começam com essa letra.

Quanto aos apps Find My Friends 1.1, Find My iPhone 1.4, e iTunes U 1.1, as atualizações de quarta simplesmente prometem ganhos em estabilidade e desempenho, além do já citado suporte para Tela Retina.

Apesar de não ser um app para iOS, o iBooks Author (ferramenta da Apple para criar livros melhorados que você pode ler no iBooks 2) também recebeu uma atualização na última quarta. Se você estava apostando que ele adiciona suporte para criar livros que tiram vantagem da Tela Retina do novo iPad, você é um leitor atento. Bônus para você se também esperava que melhorias não especificadas de desempenho fossem incluídas no “pacote”.

Mas o site Ars Technica descobriu uma mudança interessante nos Termos de Serviço do iTunes relacionados ao iBooks Author – mais especificamente que “determinadas Assinaturas Dentro do App pagas podem oferecer um período de testes gratuitos antes do início da cobrança na sua conta.” A descoberta do portal indica que em breve a Apple talvez permita que os editores ofereçam assinaturas trial por meio de compras dentro do aplicativo (in-app purchase).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail