Home > Dicas

Novo iPad: conexão 3G do aparelho não funciona no Brasil

Tablet, que será lançado dia 30/4 no EUA, utiliza SIM Card diferente do adotado no País; saiba como ter internet móvel no equipamento

Daniel dos Santos e Daniela Braun

29/04/2010 às 11h00

Foto:

Quem pensa em comprar um iPad 3G nos Estados Unidos para usar no Brasil, deve pensar duas vezes. É que, apesar de ser a melhor opção para os americanos (já que oferece a possibilidade de ter acesso à Internet mesmo longe de um hot spot Wi-Fi), esse recurso não deve funcionar no Brasil, pelo menos por enquanto.

Com isso, você pode pagar mais caro pelo aparelho e ter os mesmos recursos que o modelo apenas Wi-Fi. Isso acontece porque o padrão de SIM Card utilizado nos Estados Unidos é diferente do adotado no Brasil, inviabilizando o funcionamento. Em alguns fóruns e sites já se fala em soluções artesanais, como “cortar o cartão”, mas é possível que isso não funcione. Com o lançamento do produto e os primeiros iPads 3G chegando ao Brasil, poderemos verificar isso.

Consultadas por Macworld Brasil, Tim e Vivo confirmaram a incompatibilidade de cartão e disseram que não há previsão de lançamento do equipamento no País. A Claro não se manifestou sobre o caso, mas também não sabe quando ele estará disponível por aqui.

 

ipad390b
iPad: padrão de cartão impede uso do 3G diretamente no tablet

Para contornar a limitação de acesso à Internet longe do hot spot, alguns dos brasileiros que já têm um iPad têm utilizado o acesso 3G de seus celulares. É o caso do diretor de marketing da desenvolvedora de softwares para iPhone FingerTips, Breno Masi, um dos primeiros a adquirir o tablet (comprou em Nova York, no dia do lançamento). “Estou utilizando meu Nexus One (celular com Android) com um software de wireless router, que simula um roteador. Com isso, compartilho a Internet via 3G com o meu iPad Wi-Fi onde eu estiver”, explica.

Segundo ele, o iPhone não consegue compartilhar o seu plano de dados com o iPad, não servindo para resolver essa limitação. A solução encontrada por usuários do celular da Apple, de acordo com Masi, tem sido utilizar programas como PDANet, encontrado no repositório Cydia, que faz isso. Mas vale destacar que esse tipo de  programa é para quem usa o jailbreak (desbloqueio) do iPhone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail