Home > Notícias

Novo logo do Windows 8 é volta às origens

Um logo novo azul, seguindo os padrões de design da interface Metro da Microsoft, foi escolhido para o próximo sistema operacional Windows 8.

Silvia Bassi

20/02/2012 às 14h46

Foto:

Parece mais uma volta ao passado mas, segundo a Microsoft, é um resgate das origens e pura afirmação de futuro. O novo logotipo do Windows 8, o próximo sistema operacional da empresa, foi exibido no blog oficial do Windows nesta sexta-feira, num post assinado por Sam Moreau, Diretor de Experiência do Usuário para o Windows.

logo windows 8 pequeno

O logo é monocromático e lembra uma janela de vidro com quatro divisórias azuis. O nome Windows 8 foi escrito usando o International Typographic Style (ou design Swiss), uma fonte de caracteres desenvolvida na Suíça nos anos 50. A fonte tipográfica enfatiza a simplicidade e a facilidade de leitura e é a base para a interface Metro, projetada pela Microsoft para o Windows Phone 7 e que será estendida para todos os produtos Windows.

De acordo com a Moreau, o novo logo resgata propositalmente a idéia original de janela que foi apresentada num passado distante com o Windows 1.0. No post, Sam explica que ao contratar a empresa Pentagram para fazer o novo desenho ouviu da design Paula Scher a pergunta "mas se é uma janela, por que vocês usam uma bandeira?", em referência à evolução do logo que passou a lembrar uma bandeira ondulante quando a Microsoft lançou o Windows 3.1.

"Já dissemos que o Windows 8 é uma reimaginação completa do sistema Windows, por isso nada foi deixado de lado, incluindo o logotipo. O logo do Windows tem força e é largamente reconhecido, mas percebemos que o novo logotipo deveria refletir o novo estilo da interface Metro e também seria uma oportunidade de reconectar com as características poderosas das suas encarnações passadas", diz Sam no post.

Uma das metas principais do novo logotipo, segundo Moreau, seria "garantir que o novo logo fosse humilde mas confiante, convidando você a mudar um pouco a sua perspectiva e refletir você de uma forma pessoal".

Eu pessoalmente não tenho dúvidas quando à simplicidade, mas não consigo sentir o impacto do futuro e a cor me parece meio apagada, mas quem vai bater o martelo são mesmo os consumidores. Diga lá o que achou.
.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail